Texto e fotos: Luciano Bernz
O SESCON (Sindicato das Empresas Contábeis de Blumenau) promoveu na manhã desta segunda (26), no Salão Porta Aberta da Igreja Matriz, a 6ª edição do corte do bolo tributário e o encerramento da Semana do Movimento em Respeito ao Contribuinte, trazendo a tona e buscando conscientizar a população à respeito da pirataria. Estiveram presentes representantes de várias entidades da cidade.
Foram distribuídas camisetas incentivando o combate à pirataria com a frase “Não ignore, a pirataria é crime!”. Além dela, também foi disponibilizada a revista “Vovô Chopão em, Combate à Pirataria”, que fez sucesso entre a criançada.
O presidente do SESCON, Jefferson Pitz, conversou com nossa equipe. Ele disse que contribuir é necessário, mas que temos que aprender a cobrar, para que os tributos voltem em nosso benefício.
O SESCON Blumenau, juntamente com as demais entidades empresariais e sindicatos do município de Blumenau e região, promove o corte do bolo tributário, buscando levar orientação e informação à população de uma forma diferente e criativa.
Falamos um pouco do que é o imposto, para que ele serve, como será aplicado, despertando a consciência das pessoas de uma forma que elas possam cobrar.
Pagar, nós sabemos que temos que pagar porque isso esta definido em lei. É necessário que todos contribuam para a bem comum. Mas temos que aprender a cobrar e exigir do poder público que seja feita a aplicação correta dos nossos tributos. É injusto essa carga tributária,porque você paga e não recebe retorno.
O bolo sempre traz um assunto polêmico. Este ano estamos trazendo para a reflexão da sociedade o combate à pirataria. Um mal que vem assolando o nosso país, fazendo com que as empresas que trabalham na clandestinidade não paguem os impostos, não deem garantias aos seus funcionários, tirando empregos e trazendo uma série de instabilidades. Também temos que levar em consideração, que esses recursos gerados pela pirataria podem estar financiando a criminalidade. Por isso trazemos essa campanha em parceria com a educação fiscal do município e receita federal. Ela leva de uma forma criativa às crianças de todo o ensino médio e regular da cidade, através de uma revistinha onde o Vovô Chopão conta de uma forma bem diferente o que é a pirataria e quais os seus males. Isso é importante para que possamos preparar as crianças e adolescentes para um futuro muito melhor no nosso Brasil.
O presidente também ressaltou, que a educação é fundamental para que as pessoas conheçam seus diretos e deveres e possam cobrar para que os tributos retornem.
A educação é a palavra fundamental para esse processo. Ao conhecerem seus diretos e deveres, tendo a orientação correta, as pessoas terão muito mais condições de cobrar. Hoje podemos ver várias pessoas se manifestando porque a carga tributária alta, que o governo isso e aquilo. Mas temos que entender o nosso papel nesse processo. Para que? Para quando tivermos uma outra oportunidade como a deste evento, das pessoas se manifestarem, entenderem o que está acontecendo, e estarem em condições de poder cobrar com veemência o retorno em beneficio da cidade.