sábado, 27 novembro 2021
InícioEventosSemana de Prevenção do Aneurisma da Aorta Abdominal é realizada em Blumenau

Semana de Prevenção do Aneurisma da Aorta Abdominal é realizada em Blumenau

semana-Prevencao-Aneurisma_cartazComunidade e médicos receberão orientações sobre o problema que afeta mais de 700 mil brasileiros

A prevenção será assunto de destaque nos dias 13 e 14 de agosto, em Blumenau. Serão realizadas três palestras na cidade, eventos que integram a Semana de Prevenção do Aneurisma da Aorta Abdominal. Especialistas da Angioklinik irão orientar a comunidade e médicos das redes de saúde pública e particular sobre o problema. Grave e silenciosa, a doença atinge mais de 700 mil brasileiros e é considerada a 13ª causa de morte no País.

Na quarta-feira, dia 13, a comunidade é convidada a participar de uma palestra com profissionais capacitados, que farão esclarecimentos sobre o aneurisma da aorta abdominal. Além das informações repassadas pelos palestrantes, haverá espaço para “perguntas e respostas”, para que a população possa tirar todas as dúvidas possíveis sobre a doença. Gratuito e aberto ao público, o evento será realizado no auditório do Hospital Santa Catarina. Informações e inscrições podem ser obtidas por meio do (47) 3080-9700.

Na quinta-feira, dia 14, os profissionais da Angioklinik irão ministrar uma palestra especial para médicos da rede particular, que receberão orientações sobre o problema. A palestra para os profissionais da rede privada será realizada às 14h, no Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP), no Hospital Santa Catarina. O evento também é gratuito, mas é preciso realizar uma pré-inscrição pelo site www.hsc.com.br/iep

Também no dia 14, cerca de 100 médicos da rede de saúde pública de Blumenau participarão de uma palestra, onde receberão orientações sobre este tipo de aneurisma.

O médico cirurgião vascular e endovascular Fabrício Zucco afirma que toda a comunidade será beneficiada com os resultados das palestras. “A população estará mais bem informada sobre o aneurisma da aorta abdominal e os profissionais de saúde, que receberão as instruções, poderão atender melhor a população”, explica.

O que é um aneurisma?

Os aneurismas são definidos como uma dilatação localizada e permanente de uma artéria e resultam do enfraquecimento da parede dessa artéria.

O que é um aneurisma da aorta abdominal?

É uma dilatação do segmento abdominal da aorta, a principal artéria do corpo. É um dos mais frequentes aneurismas arteriais, sendo uma das causas de morte súbita.

Quais os sintomas?

A maior parte das pessoas não sente quaisquer sintomas que possam indicar a existência de um aneurisma da aorta abdominal. Durante um exame físico de rotina, um médico pode notar ou sentir algo a pulsar na parte central ou inferior do abdômen. No entanto, a maior parte dos aneurismas é identificada durante exames de diagnóstico por imagem (por exemplo: um ultrassom) realizados por outros motivos.

Quais os fatores de risco?

Os aneurismas da aorta abdominal afetam, principalmente, pessoas com mais de 65 anos e são mais comuns no sexo masculino. Outros fatores de risco incluem: tabagismo, diabetes, aterosclerose, obesidade, colesterol elevado, hipertensão, doença cardiovascular e histórico do problema na família.

Quando se deve consultar um médico?

A ausência de sintomas não representa a ausência da doença. Ao apresentar um ou mais dos fatores de risco, é indicado que se procure um médico, pois a doença é silenciosa e o seu diagnóstico deve ser realizado enquanto ainda não houver sintomas.

Texto: Josiane Caitano

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS