quinta-feira, 28 outubro 2021
InícioEventosSegurança pública em Blumenau é tema de reunião na Prefeitura

Segurança pública em Blumenau é tema de reunião na Prefeitura

 

Por Marília Prado [PMB], com fotos de Marcos Fernandez

Na tarde desta quinta-feira (23/02/17), foi realizada a primeira reunião com o Prefeito Napoleão Bernardes e os representantes das entidades que compõem o Gabinete de Gestão Integrada Municipal de Segurança Pública (GGI-M). Também estavam presentes o vice-prefeito, Mário Hildebrandt e o secretário de Defesa do Cidadão, Rodrigo Quadros, além do secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Schrubbe, que por quatro anos esteve à frente do grupo.

 

 

Durante o encontro foi deliberado que o Fórum Municipal de Segurança Pública de Blumenau terá liberdade para construir uma força tarefa com entidades e parlamentares representantes da região, com o intuito de encaminhar ao governador um ofício solicitando que o município receba um efetivo de policiais militares condizente com sua representatividade econômica e também populacional.

 

 

Para o prefeito Napoleão Bernardes, Blumenau deve liderar o Vale do Itajaí e fomentar a atenção do Estado para a segurança da cidade e da região. “A Prefeitura tem realizado diversas ações como o Programa de Combate às Drogas, o custeio da saúde dentro do presídio e o convênio para a manutenção das viaturas da PM, que são atribuições do Estado, mas que diante das dificuldades enfrentadas, o município precisa se posicionar estrategicamente e cobrar o que é adequado e justo para a segurança dos blumenauenses”.

A articulação entre Prefeitura e instituições iniciou após o anúncio do governo de Santa Catarina da convocação de 1.084 novos policiais militares. A previsão para a vinda dos novos PMs é dezembro, após o curso de formação.

O Fórum Municipal de Segurança Pública

Criado em 2013, o FMSP é um espaço de articulação, intervenção, troca de experiência e debate entre órgãos, entidades públicas e sociedade civil. Tem como proposta a construção de alternativas que possibilitem a implantação de ações integradas de prevenção e enfrentamento da violência no município. Atualmente 41 instituições compõem o Fórum.

Gestão Integrada Municipal de Segurança Pública (GGI-M)

Instituído em 2013 pelo decreto Nº. 10.043, abrange entidades de segurança pública e da Prefeitura. Engloba ainda três Câmaras técnicas: a de prevenção, a de trânsito e mobilidade urbana e a de violência sexual.

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS