Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Segundo a prefeitura, Blumenau reduziu em 83% a população em situação de rua

 

 

 

 

A população em situação de rua é um público vulnerável e com o início da pandemia a preocupação com eles em Blumenau aumentou. Antes deste período, a estimativa era de que haviam cerca de 300 pessoas nas ruas do município. Com a intensificação das ações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semudes) esse número caiu para 50.

De acordo com a prefeitura, a redução de 83% da população que está nas ruas se deve a várias ações desenvolvidas pela Semudes, como a abertura de dois Abrigos Provisórios por conta da pandemia do Coronavírus, que atualmente mantém cerca de 100 abrigados no município.

Desde o início do decreto estadual (19/03/20), a Diretoria de Políticas sobre Drogas fez o encaminhamento de 68 pessoas para comunidades terapêuticas. Além disso, a Assistência Social proporcionou o retorno das pessoas em vulnerabilidade para as famílias e cidades de origem.

Com a chegada do frio a Semudes tem ainda mais cuidado com estas pessoas que estão nas ruas, por isso a Abordagem Social irá ampliar o horário de atendimento a partir desta semana. De segunda a sexta-feira o serviço atenderá das 05h30 à 01h, sábados e domingos das 08h às 20h.

Abordagem Social

A Abordagem Social é o serviço que está nas ruas e faz a busca das pessoas em situação de rua ofertando os outros serviços da Secretaria, como abrigos e atendimentos do Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP). Além de entregar cobertores e máscaras para os usuários. Ao encontrar uma pessoa em situação de rua, o contato pode ser feito pelos telefones 99945-9630 ou 3381-6510.

Centro POP

No Centro POP o público que não adere aos serviços dos abrigos são atendidos com alimentação, higiene pessoal e atendimentos psicossocial. O Serviço atende das 7h às 16h e está localizado na Rua Clara Persuhn, 192, Bairro Itoupava Seca. O telefone para contato é o 3381-6509.

Com informações de Anna Clara Uliano, da Prefeitura de Blumenau

Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

Posts relacionados

Top