sábado, 4 dezembro 2021
InícioGeralSecretários da Segurança Pública discutem em Brasília propostas para a redução de...

Secretários da Segurança Pública discutem em Brasília propostas para a redução de crimes violentos

Consesp_13-5-15_01

O Colégio Nacional de Secretários de Segurança (Consesp) esteve reunido nesta quarta-feira, 13, em Brasília, para discutir estratégias a fim de diminuir as taxas de crimes violentos no Brasil. A reunião foi promovida a pedido da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, que apresentou aos secretários propostas que deverão ser implementadas nos estados para a redução dos índices de delitos, sobretudo os homicídios. Santa Catarina esteve representada pelo secretário adjunto da SSP, delegado de polícia Aldo Pinheiro D’Ávila.

Consesp_13-5-15_02

De acordo com a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, a ideia é reunir ações operacionais e preventivas, típicas de cada estado, para elaborar um grande programa nacional de combate aos homicídios e demais crimes violentos. “Precisamos definir um cenário juntos, com ações efetivas”, destacou Regina Miki.

O Consesp terá 10 dias para analisar cada proposta apresentada em Brasília e elaborar um relatório conclusivo que será acrescido à elaboração do programa nacional. “Vamos contribuir na proposta de um pacto nacional para o combate à criminalidade e conseqüente redução das taxas de crimes no Brasil”, comentou o presidente interino do Consesp, Mendonça Prado, secretário de Segurança Pública de Sergipe.

De acordo com o secretário adjunto, Santa Catarina é o Estado com a menor taxa de homicídios (um dos principais medidores de violência pelo mundo) no país: a cada grupo de 100 mil habitantes são registrados 12,8 homicídios. A informação está no “Mapa da Violência 2014. Os Jovens do Brasil” – dados referentes a 2012. Esta taxa é menor que a média nacional, de 29 homicídios para cada 100 mil habitantes, conforme este estudo.

“Nossa meta é o de preservar a curva descendente de redução das taxas de homicídios no Estado”, destaca o delegado Aldo Pinheiro D’Ávila.

Fotos: divulgação | Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Segurança Pública – SSP
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS