domingo, 17 outubro 2021
InícioEducaçãoSecretaria de Educação apresenta nova dinâmica de tecnologias para as escolas estaduais...

Secretaria de Educação apresenta nova dinâmica de tecnologias para as escolas estaduais em 2017

tecnologia-educacao-sc_18-10-16

 

Focada em uma nova proposta de utilização e atualização das tecnologias utilizadas nas escolas da Rede Estadual de Ensino, a Secretaria de Estado da Educação (SED) apresentou ao longo desta semana os principais pontos que farão parte da nova dinâmica de tecnologias que serão implantadas ao longo de 2017.

Tendo como base uma forte parceria entre a Diretoria de Tecnologia e Inovação da SED e os Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTE) de cada uma das Gerências Regionais de Educação (Gereds), a SED irá trabalhar focada em três principais pólos: Investimento, Formação e Manutenção da infraestrutura tecnológica das escolas.

De acordo com o gerente de Tecnologias Educacionais e Inovação da SED, Breno Salomon, o principal foco dos investimentos será voltado para ampliação das conexões de rede e aquisição de novos equipamentos de internet sem fio. “O investimento se faz necessário uma vez que dispositivos moveis, como tablets e smartphones, estão sendo cada vez mais adotados como instrumentos no processo de ensino e aprendizagem. Com uma rede sem fio bem estabelecida nós vemos que este trabalho pode ser facilitado e incentivado”, destaca.

Outro ponto que o investimento na rede sem fio irá contribuir é com o sistema Professor Online. Já está em fase final de testes um novo aplicativo que vai permitir ao professor registrar as informações sobre as aulas na rede por um smartphone ou tablet. Mesmo desconectado de uma rede o profissional poderá inserir as informações e, quando conectado, enviar as informações.

A base e a orientação para estes trabalhos serão realizados pelos profissionais do NTE, que passarão por um processo de reorganização para dispor da quantidade adequada de multiplicadores. As equipes gestoras das escolas também terão fundamental importância nesse processo, sendo responsável por administrar as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na escola, inclusive na sala de informática, dado que, a partir do ano que vem, não contarão com a mediação dos professores das salas de tecnologia admitidos em caráter temporário.

O último pilar desta iniciativa será o novo processo de manutenção da infraestrutura tecnológica das escolas. Buscando um uso mais inteligente de profissionais e recursos, serão abertas licitações, descentralizadas e geridas pelas próprias Gerências Regionais de Educação, que irão fornecer a manutenção preventiva e corretiva de programas, computadores e da rede de cada uma das escolas estaduais. Esta manutenção não vai se limitar somente aos computadores das salas de informática, mas sim de todo o parque tecnológico da unidade de ensino, incluindo computadores das secretarias e equipamentos de rede.

Fonte: Secretaria de Estado da Educação

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS