quarta-feira, 1 dezembro 2021
InícioClimaSe preparem: vai ser muita chuva para uma semana só!

Se preparem: vai ser muita chuva para uma semana só!

chuva

Já deu para sentir ontem (10) e final da noite de sábado (8) não é? Fortes pancadas de chuva estão sendo frequentes em Blumenau, principalmente devido a uma frente fria que vem em deslocamento lento por Santa Catarina. Somente em Blumenau, o volume de chuva que caiu entre 7h de segunda-feira (10) e às 7h desta terça-feira (11), ficou na média de 37,8 mm. Para os próximos dias, a condição de chuva persiste em todo o Estado, especialmente no período da tarde e noite, com possibilidade de se estender pela madrugada e até o início da manhã do dia seguinte.

Segundo a meteorologista responsável pelo Sistema de Monitoramento e Alerta de Eventos Extremos de Blumenau (Alertablu), Francine Gomes Sacco, a frente fria que está sob o Estado associada a um cavado e um sistema de baixa (ciclone) deve manter o tempo instável nos próximos dias. “Há condições para chuva persistente, moderada e forte por alguns momentos”, explicou Francine em aviso meteorológico emitido nesta manhã.

Segundo o aviso divulgado pelo Alertablu, a previsão quantitativa do volume médio de chuva para Blumenau pode chegar a 135mm até a sexta-feira, dia 14 de março. Para hoje e amanhã, estão previstos 100mm, 50mm em cada dia, enquanto para quinta-feira a previsão é de 25mm e na sexta, dia 14, deve chover 10mm. Até 10h de hoje, o acumulado de chuva no Litoral Norte de Santa Catarina já superava o esperado do mês de março e, em Blumenau, já foram registrados 180,2mm de chuva. O nível do rio às 12h era de 2,22m e a situação é considerada normal.

Ainda na nota, a meteorologista do Alertablu ressalta a importância do acompanhamento diário da previsão do tempo para um melhor ajuste das informações. O site do Alertablu (http://alertablu.cob.sc.gov.br) apresenta dados das 15 estações pluviométricas de Blumenau, assim como a previsão para os próximos dias e pode ser consultado pela população a qualquer momento.

via PMB | Texto: Andressa Scaburri

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS