Santa Catarina recebeu mais 229,2 mil doses de vacina contra a Covid-19

O avião pousou no aeroporto de Florianópolis na madrugada desta sexta-feira (16/04). A Regional de Blumenau deve receber mais de 7,5 mil doses, que terão parte distribuída para municípios do Vale.

Foto: Ricardo Wolffenbuttel [Secom]

A governadora Daniela Reinehr acompanhou a chegada em Santa Catarina de mais 229,2 mil doses de vacina contra a Covid-19. Depois de um dia de trabalho em Brasília, assim que chegou no aeroporto de Florianópolis, a governadora estendeu a agenda e fez questão de verificar o desembarque das caixas, já na madrugada desta sexta-feira, 16. A carga seguiu escoltada por policiais até o depósito de frios da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, em São José, de onde será distribuída para as regionais de saúde do estado ainda nesta manhã.

Do total recebido, 141 mil doses são do laboratório Astrazeneca/Fiocruz e 88,2 mil do Sinovac/Butantan. Os imunizantes serão destinados à vacinação dos trabalhadores da saúde, idosos de 60 a 69 anos e profissionais das forças de segurança e salvamento. Com mais essa remessa, Santa Catarina soma um total de 1.701.940 doses recebidas.

Assim que as vacinas chegaram à Central de São José, foi realizada a conferência e organizada a logística de distribuição para as 17 unidades descentralizadas de Vigilância Epidemiológica (UDVEs) das Regionais de Saúde do Estado.

Foto: Ricardo Wolffenbuttel [Secom]
A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, esteve em audiência com a governadora e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em Brasília, buscando garantir mais vacinas para a população. Ela reforça os cuidados de prevenção como o uso de máscaras, higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool gel 70% e distanciamento social.

A distribuição das doses será por via terrestre para as centrais regionais da Grande Florianópolis, Blumenau, Joinville, Jaraguá do Sul, Mafra, Tubarão, Criciúma, Araranguá, Itajaí, Rio do Sul, Lages, Videira e Joaçaba. As vacinas para as centrais regionais de Chapecó, Concórdia, São Miguel do Oeste e Xanxerê serão levadas pelo avião do Corpo de Bombeiros Militar.

Para regional de Blumenau, estavam previstas 7.525 doses, para serem distribuídas também a outros municípios. Desse total, 6.891 irão para os idosos entre de 65 a 69 anos, 379 para a faixa etária entre 60 e 64 anos, além de 168 serão destinados às forças de segurança e salvamento.

As 88,2 mil vacinas do laboratório Sinovac/Butantan vão ficar reservadas na Central Estadual da Rede de Frio e serão enviadas na próxima semana visando completar o esquema das doses encaminhadas aos municípios no dia 26 de março (116.200 doses).

As 141 mil doses do laboratório AstraZeneca/Fiocruz serão distribuídas integralmente e devem ser utilizadas como dose 1 (D1). Além destas, serão enviadas aos municípios, também para aplicação da dose 1, 16.810 doses da AstraZeneca/Fiocruz. Desta forma, será enviado um quantitativo total de 157.810 doses para atendimento dos idosos de 65 a 69 anos, de 60 a 64 anos, trabalhadores da saúde e profissionais das forças de segurança e salvamento.

Confira aqui a tabela de distribuição de doses por municípios e as orientações da SES às Secretarias Municipais de Saúde sobre a continuidade da Campanha de Vacinação contra a Covid-19.

Já foram aplicadas 1.099.484 doses da vacina contra a Covid-19

Balanço Parcial de vacinação contra a Covid-19 divulgado na quarta (14), aponta que o estado aplicou um total de 1.099.484 doses da vacina contra a Covid-19 na população dos grupos prioritários.

Importância da segunda dose para a imunização contra a Covid-19

O balanço sobre a segunda dose, aponta que 45,5 mil pessoas que já tomaram a primeira dose da Coronavac, ainda não receberam a segunda dose dentro do intervalo recomendado de 28 dias. A DIVE/SC orienta às equipes regionais e municipais sobre a necessidade de manter o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) atualizado. Além disso, é necessário realizar a busca ativa das pessoas que não compareceram para o recebimento da segunda dose.

“As duas vacinas precisam de duas doses para uma proteção contra a doença. Por isso, é imprescindível que as pessoas que já receberam a primeira dose retornem para tomar a segunda dose e completem o esquema vacinal”, esclarece o diretor da Dive, João Augusto Brancher Fuck.

Também é importante que a população já vacinada com a primeira dose fique atenta às datas para não perder o prazo. No caso da Coronavac, o intervalo entre as duas doses é de 21 a 28 dias. No caso da vacina Astrazeneca, é de três meses (12 semanas).

Fonte: Governo de SC