SAMAE está atento ao nível de turbidez dos rios após as chuvas em Blumenau

Durante a madrugada desta quinta-feira (5/10), as áreas afetadas pelo aumento do nível do Rio Itajaí-Açu tiveram seus containers removidos para evitar danos e problemas com resíduos.

Foto: Soni Robinson Witte | @soni8088 [OBlumenauense]

As chuvas levam barro e outros materiais aos rios, como o Itajaí-Açu, que é o principal da bacia hidrográfica do Vale que leva o seu nome. Quando o nível aumenta, significa que recebeu um volume significativo de água dos afluentes, por isso é uma preocupação para as estações de tratamento.

Em Blumenau, as equipes do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) estão monitorando esse nível de turbidez. Durante a madrugada desta quinta-feira (5/10/23), as áreas afetadas pelo aumento do nível do Rio Itajaí-Açu tiveram seus containers removidos para evitar danos e problemas com resíduos.

A última atualização dos níveis de turbidez, realizada às 11h, mostrou que a ETA I (Estação de Tratamento de Água) registrou 1.571 NTUs (Unidade de Turbidez Nefelométrica). Já a ETA III, apresentou 11 NTUs, e a ETA IV, registrou 64,2 NTUs.

A Portaria nº 518/2004 do Ministério da Saúde estabelece que o Valor Máximo Permitido é de 1,0 uT para água subterrânea desinfectada e água filtrada após tratamento completo ou filtração direta, e 5,0 uT ((Unidade de Turbidez) como padrão de aceitação para consumo humano. Para água resultante de filtração lenta o Valor Máximo Permitido é 2,0 uT. Isso mostra o trabalho que os equipamentos do SAMAE têm para atingir os valores corretos para a distribuição da água à população

Todas as Estações de Tratamento de Água funcionaram sem interrupções e nas últimas 24 horas. Segundo o SAMAE, o serviço de atendimento Tele 115 recebeu apenas oito solicitações de verificação devido à falta de água.

“Continuamos monitorando a turbidez nas cidades de Ascurra, Indaial e Rio do Sul, que fazem parte da CASAN. Nossa equipe está trabalhando para tomar as providências necessárias e minimizar os efeitos de possíveis interrupções no fornecimento de água”, afirma Henrique Carlini, diretor administrativo-financeiro do Samae Blumenau.

A orientação à população é permanecer atenta às informações divulgadas nos canais oficiais do município, incluindo o site e as redes sociais da Prefeitura e do Samae de Blumenau, para obter atualizações importantes sobre a situação dos rios e ações preventivas.

Para entrar em contato, os números principais são o Tele 115 e a Central telefônica (47) 3331-8400. Há também números de atendimento via WhatsApp: Ouvidoria (47) 99997-6915 e Tele 115 (47) 99997-1621. Ambos recebem apenas mensagens e o horário de atendimento do WhatsApp da Ouvidoria é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, enquanto o WhatsApp do Tele 115 funciona das 8h às 22h. A Ouvidoria também está disponível pelo e-mail ouvidoria@samae.com.br.