sexta-feira, 30 julho 2021
InícioEventosRosi Darius: 50 anos de arte comemorados na exposição que começa quarta-feira...

Rosi Darius: 50 anos de arte comemorados na exposição que começa quarta-feira (12) em Pomerode

 

Por Claus Jensen, com fotos de *Fernanda Rosa

A blumenauense Rosi Darius completa em 2018,  50 anos de uma bela carreira nas artes plásticas. Em 1986 ela se mudou para Pomerode, onde tem o seu ateliê e conserva a mesma linha de registrar paisagens, flores e outras imagens, através de sua obra. As pinturas são sobre vários materiais diferentes, como telas ou pratos, e podem ser conferidas pessoalmente nesta quarta-feira (12/09/18), no coquetel que abre a exposição comemorativa dessas cinco décadas.

 

 

Tudo começou com música, poesia e depois chegou na pintura. Desde 1972 já realizou 62 exposições individuais, participou de 145 Mostras Coletivas e inúmeros leilões em Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. Foi membro consultivo do Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), membro consultivo da Galeria Municipal de Arte de Blumenau e presidente da Associação Blumenauense de Artes Plásticas (BLUAP).

 

 

Fez ilustrações para o livro “Blumenau e sua História” entre outros. Suas obras podem ser encontradas no Paraguai, Uruguai, Argentina, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, África do Sul e Inglaterra.

A artista faz parte de minha infância, já que era amigo de seus dois filhos e visitava o apartamento em que vivia na Rua Namy Deeke, Centro de Blumenau. Também lembro das tantas vezes que aparecia no programa de Valmira Siemann, na antiga TV Coligadas, hoje NSC TV, que fica próximo do prédio.

 

 

Rosi Maria Winkler Darius nasceu em Blumenau no dia 28 de maio de 1942. Seu nome consta no “Indicador Catarinense de Artes Plásticas”, editado pelo Museu de Arte de Santa Catarina e, também no Dicionário Artes Plásticas Brasil 1994. Foi, durante dois anos presidente da APAP (Associação Pomerodense de Artistas Plásticos), sendo atualmente membro conselheiro da mesma Associação. Em 2017, recebeu a Comenda Cultural “Rose Gaertner” por seus serviços prestados à cultura blumenauense.

A exposição ficará aberta somente até domingo (16), na Rua dos Imigrantes, nº 314, em Pomerode (SC). Mais informações através dos telefones: (47) 9 9154-4357 (Larissa) / 9 9916-2448 (Bianca).

Com informações da blogueira *Fernanda Rosa [Laços e Babados]

Claus Jensenhttp://www.oblumenauense.com.br
Trabalhei com publicidade há mais de 30 anos, fiz teatro durante 8, apresentei programa de televisão outros 5 e sou blogueiro desde 2007. Mas minha maior paixão é a família, e claro, essa fascinante Blumenau.

MAIS LIDAS