segunda-feira, 18 outubro 2021
InícioClimaRio Itajaí-Açu em Blumenau chegou próximo de 5 m mas já reduziu...

Rio Itajaí-Açu em Blumenau chegou próximo de 5 m mas já reduziu cerca de 1,6 m

Confira como está a situação das barragens, que não preocupa, e a previsão do tempo para esta semana.

As chuvas dos últimos dias elevaram o nível do Rio Itajaí-Açu em Blumenau que recebe água de todas as regiões da principal bacia hidrográfica do Vale do Itajaí.

Ao meio-dia deste sábado (18/09/21) a nova régua de medição próxima da Ponte Adolfo Konder registrou 4,93 metros. No entanto desde lá, o nível da água começou a cair e às 12h deste domingo (19) o nível estava em 3,36 metros.

Por enquanto a população não tem com o que se preocupar. Porque para a primeira rua ser atingida é necessário chegar a 7,40 m. Já os deslizamentos estão mais associados ao volume e frequência da chuva.

A última atualização das duas barragens em funcionamento foi às 7h. A de Ituporanga estava com apenas uma de seus 5 comportas abertas e retia 17,94% de água de sua capacidade. Já a de Taió, estava com todas as sete fechadas e 31,72% de sua capacidade ocupada.

Previsão do tempo para esta semana

Neste domingo (18), a atuação do transporte de umidade do oceano em direção ao Vale do Itajaí, e a presença de cavados (áreas alongadas de baixa pressão) nos médios níveis da atmosfera favorecem a presença de muitas nuvens com rápidas aberturas de sol, e chuvisco fraco isolado ao longo do dia.

Entre o período da tarde e a noite, há condição para pancadas de chuva de intensidade fraca a moderada isolada acompanhada de alguma trovoada. A temperatura máxima entre 25°C e 27°C. Vento fraco variando entre leste/nordeste e leste/sudeste.

Na segunda-feira (20), a atuação de cavados (áreas alongadas de baixa pressão) mantém a presença de muitas nuvens, intercalado por aberturas de sol e há condição para chuva fraca e isolada ao longo do dia. As temperaturas mínima e máxima oscilam entre 20°C e 28°C, com vento fraco variando entre leste/sudeste e leste/nordeste.

Na terça-feira (21), a passagem de uma nova frente fria e a influência de perturbações na atmosfera mantém a presença e variação de nuvens, com aberturas de sol e condição para chuva fraca isolada ao longo do dia. A máxima fica próxima de 27°C e a mínima ocorre a noite quando pode chegar a 16°C. Vento fraco de direção variável.

A atuação de uma massa de ar seco e frio na quarta-feira (22) favorece a presença do tempo firme com sol entre muitas nuvens ao longo do dia sobre a região do Vale do Itajaí. A mínima pode ficar baixa, próxima dos 12ºC, enquanto a máxima não deve passar de 23ºC.

Já na quinta-feira (23), a atuação da circulação marítima favorece a presença de muitas nuvens ao longo do dia e condição de chuvisco fraco isolado. A previsão é que as temperaturas se mantenham as mesmas do dia anterior, marcando períodos mais frios.

Fonte: AlertaBlu

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS