Rio Itajaí-Açu baixou cerca de 80 cm desde que atingiu seu pico de 8,71m

Ponte que liga as avenidas Beira Rio e Martin Luther

Embora as massas chuvosas tenham se afastado momentaneamente do município, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Defesa do Cidadão (Sedeci), continuará monitorando as condições metereológicas e as projeções do nível do Rio Itajaí-Açu, que começou a baixar de modo gradual. Desde que atingiu o pico de 8,71 metros, às 7h, o nível já baixou cerca de 77 cm, conforme a medição das 18h desta quinta-feira (1/6/17).

Com a melhora do panorama climático, foram desativados os abrigos da Igreja Evangélica Livre de Blumenau, no bairro Itoupava Norte, e da Paróquia Luterana da Velha, que funcionavam em caráter preventivo para atender possíveis desabrigados, o que não ocorreu.

Desde a última sexta-feira, dia 26 de maio, a Defesa Civil registrou um total de 147 ocorrências, todas sem maior gravidade. Segundo dados do AlertaBlu, este último mês choveu 288 mm em todo município, índice muito superior aos 104 mm da média histórica para o período. De acordo com as últimas previsões, o tempo ficará mais estável até domingo (4), quando devem chegar novas áreas de instabilidade que aumentam a possibilidade de novas chuvas.

O aplicativo Alertablu, ferramenta desenvolvida pela Secretaria de Gestão e Transparência (Segt) em parceria com a Secretaria de Defesa do Cidadão (Sedeci), triplicou o número de downloads nesta semana. Nos últimos dias foram realizados mais de oito mil downloads do aplicativo, que agora conta com 12.600 usuários nos seus smartphones ou tablets.

O aplicativo traz informações sobre o nível do rio Itajaí-Açu e a situação do momento, como estado de vigilância, atenção, alerta e prontidão, cotas de ruas e previsão do tempo. Também disponibiliza telefones úteis em casos de emergências, como Corpo Bombeiros, Samu e Polícia Militar. A ferramenta apresenta ainda a lista de todos os abrigos do município, indicando quais estão ativados.

Seguem as imagens feitas por Bruno Standke, do nível do rio passando por três pontes, entre às 16h45min e 17h10min

Com informações de Maribel Gonçalves e Felipe Dias

 

Ponte que liga as avenidas Beira Rio e Martin Luther

 

Ponte que liga os bairros Itoupava Seca e Itoupava Norte, continuidade da Rua Santa Catarina.

 

Ponte Adolfo Konder, no Centro em frente do Castelinho da Havan