Resgatando um pouco da fascinante festa bávara comemorada em Blumenau

Por Claus Jensen, com fotos de Marlise Cardoso Jensen

A Baviera (em alemão Bayern) é um dos dezesseis estados federais da Alemanha. Localizada no sudeste do país, possui uma área de 70.553 km², sendo o maior estado alemão, com cerca de 12,5 milhões de habitantes. Foi na capital Munique, a terceira maior cidade do país, que surgiu a Oktoberfest.

A festa que tornou Blumenau famosa por todo mundo, já era comemorada no Estado em Itapiranga, onde foi registrada a primeira Oktoberfest. Em 1984, ela começou a ser promovida na antiga estrutura onde hoje está localizado o setor 1.

 

oktober-galerie-28-9-16-18

 

Nesta quarta-feira (28/9/16) foi a oportunidade de conhecer um pouco dessas três décadas da Oktobefest em Blumenau. A exposição Oktober Galerie retrata a trajetória da festa por meio de cartazes e objetos oficiais, como canecas e bolachas de edições antigas. O evento reuniu a imprensa, 2ª Princesa, pessoas envolvidas na promoção da Oktober e uma das pessoas que acompanhou de perto o nascimento da festa.

 

Personagens Vovó e Vovô Chopão, com o criador Luiz Cé e Ricaelle Alissa Obenaus, 2ª Princesa da Oktoberfest 2016
Personagens Vovó e Vovô Chopão, com o criador Luiz Cé e Ricaelle Alissa Obenaus, 2ª Princesa da Oktoberfest 2016

 

Luiz Cé foi o criador do Vovô Chopão, e fez o cartaz que mais tempo permaneceu inalterado (apenas o ano) para promover a Oktoberfest. Ele melhor do que ninguém, representa o registro vivo dessa história, por isso conversamos com ele.

OBlumenauense: Desde a primeira edição, você está presente na Oktoberfest. Como é depois de 33 anos rever esse primeiro momento, dadas as dimensões que tomou a festa?

Luiz Cé: Em 1984 fui convidado para desenvolver o primeiro cartaz da Oktoberfest com o Vovô Chopão, que na época era uma festa desconhecida. Apesar de ter mais de 100 anos na Alemanha, só quem viajava para a Europa com mais frequência a conhecia. Eu assumi o desafio e desenvolvi o cartaz que ficou circulando durante 11 edições. Começou em 1984 e se manteve até 1991, depois em 1998 e 2001. Apesar de ser o mesmo desenho, ele acabou virando a logomarca [da Oktoberfest] que depois não foi mais utilizado. O padrão daquela imagem já remetia à Blumenau e Oktoberfest.

OBlumenauense: O personagem Vovô Chopão já existia antes, inclusive durante algum tempo ilustrava edições do Santa. Como foi que tudo começou?

Luiz Cé: O personagem Vovô Chopão foi desenvolvido em 1979 para ilustrar histórias em quadrinhos, mas não havia um trabalho sério no personagem. Em 1983 comecei a produzir um encarte no Jornal de Santa Catarina, chamado de Jornal da Criança, que circulava por todo Estado. No ano seguinte, a comissão organizadora da Oktoberfest achou interessante usar o personagem alemãozinho tradicional e que era conhecido em Santa Catarina, para divulgar a festa. Em 1985 foi a primeira vez que ele saiu ao vivo [fantasia] em um desfile, o mesmo acontecendo com a vovó, mas somente quatro anos depois. Em 1989 foi o auge da festa para nós, em termos de vendas de produtos.

OBlumenauense: O Vovô Chopão vive exclusivamente da Oktoberfest?

Luiz Cé: A Oktoberfest faz parte de nossa vida. Ele divulgou a festa para todo Brasil e está voltando às origens com as histórias em quadrinhos. Mas agora não serão mais tirinhas e sim temas educacionais que a secretaria de educação aprovou e são distribuídas nas escolas.

Como o personagem tem um carisma muito grande, agradando adultos e crianças, nós começamos a desenvolver cartilhas educativas para não ficarmos presos ao mês de outubro. Para divulgar o material, já fomos para Florianópolis, Porto Alegre e São Paulo. Na sexta-feira (30) iremos gravar um programa na capital catarinense.

 

oktober-galerie-28-9-16-16

 

A principal responsável pela exposição é a gerente de marketing do Parque Vila Germânica, Patrícia Hellmann. Conversamos um pouco com ela sobre a festa.

OBlumenauense: O evento de hoje resgata roupas antigas das princesas, canecos e cartazes ao longo dos 33 anos da Oktoberfest. Essa proposta estava planejada há muito tempo?

Patrícia Hellmann: A ideia de fazer o Oktober Galerie no shopping surgiu há alguns meses, e nós conseguimos viabilizar através de parcerias. O principal objetivo é resgatar um pouco da história e cultura da festa através dos cartazes, trajes e um pouco do acervo histórico que nós temos da festa, tanto para os blumenausenses quanto os turistas. A Oktoberfest já faz parte da história de Blumenau e ela passou por diversas fases, expressadas muito bem pelos cartazes.

OBlumenauense: Existe algum lugar para visitação permanente em Blumenau para conhecer as peças aqui expostas?

Patrícia Hellmann: No momento não. Quando surgiu a ideia de fazer essa exposição, pensamos em deixá-los expostos permanentemente no Parque Vila Germânica e quem sabe no futuro montar um museu da Oktoberfest de Blumenau.

 

luiz-koerich_28-9-16Luiz Koerich, diretor de operações e eventos do Parque Vila Germânica, também esteve no local. Questionado sobre os desafios na montagem da Oktober, ele disse que a Oktoberfest já é um evento tradicional realizado há 33 anos, por isso está tudo preparado.

“Claro que sempre existem seus desafios e temos que ter um jogo de cintura para resolver os problemas que acontecem. Por exemplo, neste ano a organização da Oktoberfest arcou com os custos de somente uma banda internacional que é austríaca. As outras três, nós conseguimos através de patrocínios” lembra.

 

 

oktober-galerie-28-9-16-17

oktober-galerie-28-9-16-2

oktober-galerie-28-9-16-1

oktober-galerie-28-9-16-6

oktober-galerie-28-9-16-7

oktober-galerie-28-9-16-4

oktober-galerie-28-9-16-5

oktober-galerie-28-9-16-10

oktober-galerie-28-9-16-13

oktober-galerie-28-9-16-12

oktober-galerie-28-9-16-11

oktober-galerie-28-9-16-19

oktober-galerie-28-9-16-20

oktober-galerie-28-9-16-8

oktober-galerie-28-9-16-9

oktober-galerie-28-9-16-21

oktober-galerie-28-9-16-22

oktober-galerie-28-9-16-3

oktober-galerie-28-9-16-14