Frente fria associada a um ciclone extratropical traz chuva intensa para SC

Estado enfrenta risco de enxurradas, inundações, deslizamentos; entre sexta-feira e sábado (27 e 28/10).

Foto: Eraldo Schnaider [PMB]

A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de SC, e a Epagri/Ciram, emitiram uma Nota Hidrometeorológica nesta segunda-feira (23/10/23), informando as condições climáticas esperadas para a semana. Segundo o texto, Santa Catarina terá tempo instável, com pancadas de chuva e temporais isolados em várias regiões, especialmente no Grande Oeste, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte.

A situação se agrava entre a sexta-feira e o sábado (27 e 28/10/23), quando uma nova frente fria associada a um ciclone extratropical no oceano traz chuva intensa e volumosa, acompanhada por vendavais e chance de granizo. O risco é alto a muito alto para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais.

Os volumes de chuva previstos para o período de sexta a sábado são bastante expressivos, variando entre 120 e 160 mm no Grande Oeste e parte do Planalto Sul e Planalto Norte, próximos à divisa com o Paraná, podendo ser maiores em alguns pontos. Nas demais regiões, os acumulados ficam entre 80 a 120 mm, sendo menores no Litoral Sul.

Com a volta das chuvas, o estado de Santa Catarina se prepara para uma semana com condições hidrológicas variadas, com possibilidade de elevação dos rios em várias regiões. O risco é alto para inundações, enxurradas e alagamentos nas bacias hidrográficas do Litoral Norte, Litoral Sul, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis e muito alto nas bacias hidrográficas do Grande Oeste, Planalto Norte e Planalto Sul.