Projeto Golfinho ensina estudantes a evitar afogamentos nas piscinas em Blumenau

Parceria entre a Secretaria de Educação e o Corpo de Bombeiros beneficia duas escolas municipais.

Imagem ilustrativa

Duas escolas da Rede Municipal de Educação de Blumenau vão participar do “Projeto Golfinho”, uma iniciativa do Corpo de Bombeiros Militar, que visa educar as crianças sobre os riscos e as precauções em ambientes aquáticos. O acordo de cooperação foi assinado pela Secretaria de Educação da Prefeitura de Blumenau.

O programa consiste em atividades lúdicas e coletivas que ensinam as crianças, chamadas de “golfinhos”, a terem cuidado com a água e a seguirem o lema “água no umbigo, sinal de perigo”. Além disso, as crianças aprendem como agir em casos de acidentes e afogamentos nas piscinas.

O secretário de Educação, Alexandre Matias, ressaltou a importância da parceria com o Corpo de Bombeiros para a segurança dos estudantes. Ele disse que os bombeiros têm um grande conhecimento sobre prevenção e resgate em situações de emergência aquática e que a mensagem de prevenção será transmitida nas salas de aula.

O “Projeto Golfinho” foi criado em 1998 e atende crianças de 7 a 11 anos, com uma carga horária de 10h. As escolas municipais contempladas em Blumenau são a Escola Básica Municipal Pedro II e a Escola Básica Municipal Bilíngue Hella Altenburg, ambas com turmas do 7°ano.