terça-feira, 25 janeiro 2022
InícioBairrosCentroQue tal passear às margens do Rio Itajaí Açu no Centro de...

Que tal passear às margens do Rio Itajaí Açu no Centro de Blumenau?

 

Fotos e vídeo: Alcione Alvim da Silva

Até pouco tempo atrás, passear às margens do Rio Itajaí Açu na Avenida Beira Rio em Blumenau, necessitava um certo condicionamento físico até alcançar a escadaria construída há décadas. Veja como era nessa foto registrada em abril de 2014.

 

Sujeira_Av-Beira-Rio_03
Foto: Soni Robinson Witte

 

Final de fevereiro deste ano, foram iniciados os trabalhos para devolver os acessos à essas escadarias, tanto na altura da Rua Nereu Ramos, quanto nem frente a prefeitura. A construção dos dois acessos foram acordadas como uma compensação ambiental devido às alterações que a reurbanização feita em 2010 trouxe ao local.

A obra foi possível pelo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que atendeu as sugestões da Fundação do Meio Ambiente de Blumenau (Faema) e Associação Catarinense de Preservação da Natureza (Acaprena).

 

Escadaria_Av-Beira-Rio_12-3-16_07
Dia 12 de março de 2016 | Foto: Soni Robinson Witte

 

Escadaria_Av-Beira-Rio_21-4-16_02

 

O prazo para conclusão das obras é final de abril, com investimento de R$ 36 mil em recursos municipais. O projeto prevê a construção de patamares de concreto, com colocação de guarda-corpo. Agora é possível passear com mais facilidade nesse local.

Uma passarela de concreto margeia o rio Itajaí Açu, que normalmente tem lama e vegetação, já que o nível do rio aumenta e baixa de acordo com as chuvas. É possível encontrar muitos arbustos também, como os pés de Silva com seus espinhos.

Mesmo assim, é uma opção interessante passear no local, desde que com cuidado (limo e lama) para não cair no rio. Por isso não seria indicado com crianças, já que podem soltar das mãos dos pais e saírem correndo.  Caminhando a direita dá para apreciar a foz do Ribeirão Garcia.

 

Escadaria_Av-Beira-Rio_21-4-16_08

Escadaria_Av-Beira-Rio_21-4-16_05

Escadaria_Av-Beira-Rio_21-4-16_03

Escadaria_Av-Beira-Rio_21-4-16_06
Uma pequena caminhada e é possível estar ao lado da foz do Ribeirão Garcia.

 

Escadaria_Av-Beira-Rio_21-4-16_04
Existem muitos arbustos, em destaque os pés de Silva que costumam machucar a equipe da prefeitura que faz a limpeza no local.

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS