sábado, 27 novembro 2021
InícioGeralPróximo passeio da Maria Fumaça em Apiúna em Abril

Próximo passeio da Maria Fumaça em Apiúna em Abril

Passeio-trem-Apiuna_01

Para quem sempre sonhou em viajar em um dos antigos trens a vapor conhecidos como Maria Fumaça, pode ter mais uma chance nos dias 12 e 19 de Abril. O trajeto de aproximadamente 40 min, é repleto da beleza natural do Vale do Itajaí, percorrendo uma distância de 5 km (ida e volta) até a Usina de Salto Pilão.

O passeio se dá em trecho reimplantado da extinta EFSC sendo sua utilização para fins exclusivamente histórico culturais. O trem é tracionado por uma autêntica locomotiva a vapor fabricada nos Estados Unidos em 1920. Os vagões são originais da década de 30 do século XX.

Outro detalhe que vale como um incentivo à voltar de vez em quando, é que o trem é operado e organizado por voluntários. A renda dos passeios é revertido totalmente para a manutenção do museu dinâmico, que inclui o próprio trem, a estrutura da ferrovia, incluindo-se um túnel, uma ponte de pedra em arcos românicos e uma passagem superior também em estilo românico. No entorno do local do embarque há restaurantes, lanchonete e venda de artesanato.

Passeio-trem-Apiuna_02

O embarque é na Vila Franzoi, na cidade de Apiúna, a partir das 10h. A cada 1h é realizado um novo passeio e o valor do ingresso é de R$ 25,00. Crianças de 5 anos não pagam, mas devem ficar no colo do responsável.

Mas é importante fazer a sua reserva logo, porque o limite para cada passeio é de 100 pessoas. As reservas podem ser feitas de segunda à sexta-feira pelos telefones (47) 8894-5517, 9224 -6960, 9981 -8530 e 3644-5077. Se preferir, pode mandar e-mail para efsc@abpfsc.com.br. Para quem preferir há venda de passagens no local do evento, porém, sujeitas a disponibilidade de horários e assento.

Fotos: Prefeitura da Apiúna / Johnny Sandro Henschel

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS