Projetos de segurança foram pauta da primeira reunião do GGIM em Blumenau

 

Fotos: equipe de Rodrigo Quadros

Nesta terça-feira (27/02/18) aconteceu a primeira reunião do Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM) de 2018, onde um dos assuntos tratado, foi o 5º Fórum Municipal de Segurança Pública, que acontecerá em Blumenau no dia 19 de junho, no ETSUS.

Outro muito discutido, foi o lançamento do protocolo intersetorial de atendimento às pessoas com risco a tentativa de suicídio, que está previsto para ser colocado em prática no mês de março. A proposta pretende reduzir a carga de atendimento nos suicídios dos hospitais, dividindo-o com órgãos municipais, evitando por exemplo, que na mesma ocorrência se desloquem várias viaturas, como Corpo de Bombeiros e SAMU.

 

 

Um dos presentes era o Secretário da Defesa do Cidadão, Rodrigo Quadros: “Tratamos também a importância da câmara técnica de trânsito mobilidade urbana e as suas ações através do Seterb, no planejamento para 2018 do projeto Blumenau Segura. Ele foi desenvolvido pela Secretaria de Defesa do cidadão junto com a Polícia Militar, Seterb, bombeiros  e outras entidades”.

O programa “Blumenau Sem Pichações”, foi apresentado para ser discutido no grupo pelo presidente da câmara de vereadores, Marcos da Rosa, e que teve ótima aceitação.

Um projeto que também mereceu atenção, foi a elaboração de um  plano municipal de enfrentamento da violência letal, além de outros relacionados à segurança pública. “Considero muito importantes essas reuniões do GGIM, porque a maioria dos participantes são técnicos da área de segurança, como IGP (Instituto Geral de Perícias), DEAP através do presídio, Polícia Civil, Guarda Municipal de Trânsito, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e o Ministério Público. Todos trabalhando juntos para melhorar a segurança pública da cidade”, completa Quadros.

Na reunião, que aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura, também estiveram presentes alguns vereadores e o prefeito Napoleão Bernardes. O Fórum Municipal de Segurança Pública que hoje é composto por 43 entidades, tem reunião agendada para para às 9h do dia 7 de março, na Secretaria da Defesa do Cidadão.