domingo, 23 janeiro 2022
InícioGeralProjeto Pescar entrega certificação para turma de 2021 em Blumenau

Projeto Pescar entrega certificação para turma de 2021 em Blumenau

Um dos projetos sociais da Fundação Fritz Müller (FFM), o programa encerra as atividades do ano no dia 14 de dezembro, com a formatura de 17 jovens.

Foram 800 horas de aprendizado, em aulas presenciais e online, que transformaram a vida dos 17 jovens participantes desta sétima edição do Projeto Pescar FFM, oferecido em Blumenau pela Fundação Fritz Müller e que conta com o apoio da TranspoTech, Unifique e Torresani.

Com idades entre 16 e 19 anos, os estudantes passaram por capacitação pessoal e profissional, construindo uma base sólida para identificar oportunidades e ingressar no mundo do trabalho. “O projeto desperta nos jovens a vontade de aprender, se conhecer e evoluir, buscando serem protagonistas das próprias histórias”, destaca Camila Cunha, assessora de Responsabilidade Social da instituição.

A formatura da turma 2021 acontece no dia 14 de dezembro, de maneira híbrida, com alguns convidados nas dependências da FFM e outros através da plataforma Zoom, a partir das 17 horas. O evento acontecerá com a participação dos familiares, apoiadores, voluntários, mentores e amigos.

Os índices de colocação dos jovens participantes no mercado de trabalho comprovam o papel do Projeto Pescar na lapidação de seres humanos diferenciados: da edição de 2020, 88% estão trabalhando, e da turma 2021, dois estudantes já conquistaram um emprego antes mesmo do programa ser finalizado. “A transformação social que o Pescar desperta nos jovens faz com que eles consigam se destacar não apenas como trabalhadores-modelos, mas como pessoas que carregam consigo valores importantes para uma sociedade justa, humana e inovadora”, destaca Camila.

A Raiany Leite da Cunha Santos é uma das formandas deste ano. Foi por meio do Projeto Pescar FFM que ela conquistou seu primeiro emprego, como Auxiliar Administrativa na Transpotech, empresa de soluções em equipamentos de movimentação. “No Pescar eu desenvolvi ainda mais minha comunicação, aprendi a reconhecer minhas competências e habilidades e tudo isso me trouxe autoconfiança para abraçar oportunidades e viver a minha primeira entrevista de emprego. Fui selecionada!! E senti o quanto tudo o que eu venho construindo tem sido importante. Hoje, utilizo muito do que aprendi com nossos voluntários no meu trabalho”, conta.

8ª Edição – 2022

Para 2022, as organizações Unifique, TranspoTech e Torresani, já confirmaram que seguirão patrocinando o projeto, falta apenas uma empresa para apoiar esta causa, que pretende abraçar um maior número de jovens e constituir uma turma com 30 alunos. “Essas parcerias são imprescindíveis para a realização do programa. Incentivar um projeto como este é ser um exemplo de comprometimento social, de cuidado com as pessoas, de dar oportunidades de evolução. Ser apoiador desta causa é acreditar no poder da educação e na transformação social”, afirma Camila.

As inscrições para a nova turma do projeto vão ser abertas no início do ano que vem. Totalmente gratuito, o Projeto Pescar é focado em 60% de atividades de desenvolvimento pessoal e cidadania e 40% em desenvolvimento profissional com ênfase em Serviços Administrativos. As aulas são teóricas e práticas, com professores e empresários voluntários. Os participantes, além da formação, recebem uniforme, alimentação, transporte, seguro de vida e material didático.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS