Projeto de Oratória vai envolver 12 escolas com a participação de mais de 800 alunos

O evento visa desenvolver o senso crítico dos jovens a partir de temas relevantes.

Texto: Diorgnes Saldanha Lima

Oratoria-nas-EscolasA Assessoria para Assuntos da Juventude da Prefeitura de Blumenau, em parceria com a Secretaria de Educação, está organizando a participação das escolas da rede municipal de ensino no projeto Oratória nas Escolas. O programa tem como objetivo desenvolver o senso crítico dos jovens e, nesta edição, vai contar com a participação de cerca de 800 alunos, de 12 escolas.

No dia 16 de junho, os professores das unidades inscritas foram capacitados para desenvolver o projeto dentro das escolas. No mês de agosto, a Assessoria para Assuntos da Juventude, juntamente com a JCI Blumenau-Garcia, organizadora do concurso, fará uma série de palestras abordando a importância da oratória para o desenvolvimento social e profissional dos estudantes. Neste ano, o tema será “Minha cidade precisa de mim, qual o meu papel?” e vai envolver os alunos dos oitavos e nonos anos do ensino fundamental.

Para o assessor de Assuntos da Juventude, João Paulo Taumaturgo, o programa é muito importante para incentivar a participação dos jovens com os assuntos da cidade. “Um dos objetivos do projeto é desenvolver o senso civil e fazer com que os jovens tenham maior participação nas políticas de juventude da nossa cidade, além de estimular a comunicação entre os jovens”, explica.

Cada escola vai eleger um representante para participar da final do concurso, prevista para ocorrer no mês de outubro. Os 12 finalistas receberão um curso de oratória oferecido pela JCI Blumenau Garcia. O aluno vencedor receberá, ainda, um notebook para auxiliar nos seus estudos. Além disso, o finalista que tiver a melhor torcida ganha um tablet.

via SECOM/Blumenau