terça-feira, 18 janeiro 2022
InícioEventosProjeto da Fundação Cultural busca valorizar e incentivar a prática da língua...

Projeto da Fundação Cultural busca valorizar e incentivar a prática da língua alemã

Por Sérgio Antonello [PMB]

A Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller promoveu na última sexta-feira (27/07/18), a segunda edição do projeto Contos e Encontros… Einem Kaffee Mit Freunden. Para esta atividade, a mediadora Hanelore Sandner Campregher escolheu o conto de fadas alemão “Era uma vez Mais uma História – Es war einmal noch einem Märchen”. O evento fez parte do calendário oficial das atividades da Semana da Imigração Alemã.

O projeto proporciona um momento de resgate e prática do idioma que é de domínio entre tantas pessoas da comunidade, além de ser uma oportunidade para divulgar o acervo de livros da língua alemã. “Foi um momento agradável em que os participantes puderam lembrar de histórias de suas infâncias. Demos boas risadas e, claro, saboreamos um delicioso café típico da ‘oma’, entre amigos”, ressaltou a gerente da Biblioteca, Araci Cristina França de Carvalho.

Durante o encontro houve troca de experiências. Os participantes lembraram as histórias dos irmãos Grimm, como Chapeuzinho Vermelho e Branca de Neve. “A mediadora explicou e contou histórias. Abordou a Lorelaine para que todos tivessem a oportunidade de participar, cantando e lendo no idioma. Um dos participantes do grupo, o senhor Werner, trouxe orações típicas da língua alemã, todas nos dois idiomas”, lembra Araci Cristina.

“O projeto busca a simplicidade do convívio entre amigos, permitindo que os participantes possam ter um momento lúdico e leve, utilizando a língua sem se preocupar com o fato de não a dominarem completamente”, destaca a gerente. “É uma ótima oportunidade para aprimorar o idioma por meio do bate-papo entre amigos. O próximo encontro está programado para outubro com vagas limitadas. Agradeço a parceria com a Padaria e Restaurante Bublitz, que ofereceu para esta edição um delicioso café”.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS