terça-feira, 30 novembro 2021
InícioGeralPrograma Novos Caminhos inicia turma em Blumenau

Programa Novos Caminhos inicia turma em Blumenau

A aula inaugural acontece dia 7 de maio com a presença de jovens que vivem em abrigos da cidade, e autoridades.

Nessa quinta-feira, 7, acontece em Blumenau a aula inaugural do Programa Novos Caminhos, que atende jovens de 14 a 18 anos que vivem em abrigos. O programa é resultado de uma parceria entre a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), o Tribunal de Justiça (TJ) e a Associação dos Magistrados Catarinenses. O evento será às 14h, na sala multiuso do SENAI de Blumenau e tem como objetivo apresentar o programa e os benefícios do mesmo para os jovens que irão participar em 2015.

O acolhimento dos jovens é feito pelo Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catarina – IEL/SC, que é uma entidade FIESC. De acordo com a coordenadora do IEL em Blumenau, Nathália Silveira Corrêa, entre as preocupações, é que aos 18 anos os jovens precisam deixar os abrigos e, em geral, eles não receberam qualificação para o trabalho, nem preparação para essa vida independente. “Por meio do programa, colaboramos com a preparação desses jovens para o mundo do trabalho e a nova fase da vida, pois muitos foram destituídos do poder familiar”, aponta Nathália.

Em Blumenau, 13 jovens estão inscritos para participar do programa, que é dividido em três fases. Na primeira etapa ocorre a formação no programa Profissional do Futuro, realizado pelo IEL. Nele são abordadas temáticas como a postura profissional, comunicação, relacionamento interpessoal, comprometimento organizacional, proatividade no ambiente de trabalho, criatividade, flexibilidade e inovação, liderança, ética e atitude pelo planeta. Na segunda fase, os jovens são encaminhados, se necessário, ao programa de educação de jovens e adultos do SESI , e há encontros que abordam os temas a prevenção a drogas e DSTs. Na terceira fase, os mesmos são encaminhados a um curso técnico, de aprendizagem industrial ou de qualificação que optarem no SENAI.

O vice-presidente regional da FIESC para o Vale do Itajaí, Ronaldo Baumgarten Jr. explica que o Novos Caminhos é um programa muito amplo, onde as atividades começam com a preparação feita pelo IEL. “Precisamos nos responsabilizar por esses jovens e dar a eles uma oportunidade por meio dessa preparação para o mercado de trabalho. A FIESC sabe da importância desse programa e, por isso, fornece todo o apoio necessário através do SESI, SENAI e IEL”, afirma Baumgarten Jr.

O TJSC estima que nos próximos anos cerca de 470 jovens, ao atingirem a maioridade, deixarão os 170 abrigos no Estado. O projeto, que está em andamento em outras regiões do Estado, como Norte, Vale do Itajaí, Sul e Grande Florianópolis, integra o Movimento a Indústria pela Educação, que estimula o setor a promover o acesso ao ensino e amplia a oferta de serviços educacionais da FIESC.

Baumgarten Jr lembra ainda que as indústrias das regiões onde as ações do Programa Novos Caminhos são realizadas, são convidadas a fazer parte da iniciativa, oferecendo oportunidades aqueles que foram capacitados pelas entidades da FIESC.

Aula inaugural do Programa Novos Caminhos de Blumenau
Data: quinta (7), às 14h
Local: SENAI | Rua São Paulo, 1147 – Bairro Victor Konder

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS