sábado, 4 dezembro 2021
InícioClimaPrevisão de novo temporal, com pancadas de chuva, raios e rajadas de...

Previsão de novo temporal, com pancadas de chuva, raios e rajadas de vento

 

Temporal chegando na sexta-feira (21/12/18) no bairro Água Verde | Foto: Gilson Nunes

 

Bem que eu gostaria de começar essa previsão do tempo dizendo que o dia ficaria com esse sol e depois viria um vento fresco. Mas a realidade passada por Gilsânia Cruz, meteorologista da Epagri/Ciram, é um pouco diferente.

Entre o meio-dia e 22h deste sábado (22/12/18), deve ocorrer chuva forte em curto espaço de tempo, com acumulado de 20 a 30 mm em média, com pontuais de 50 mm. Há um alto risco de temporais localizados com forte atividade elétrica (raios), rajadas de vento (60 a 100 km/h) e granizo.

Em Blumenau, o sol predomina entre nuvens. A temperatura neste momento (12h52min) é de 33,1°C (sensação térmica de 35,3°C); com previsão de ficar em torno dos 35°C. A mínima foi registrada pelo Alerta Blu às 6 h, quando fez 21,3°C. O rio Itajaí-Açu está com 1,32 m e a umidade relativa do ar em 45,6%.

Ainda há 712 unidades consumidoras sem energia elétrica na cidade. Elas estão localizadas nos bairros Itoupava Norte (196), Escola Agrícola (168), Fortaleza (123), Fidelis (73), Salto Do Norte (42), Vila Nova (39), Itoupava Seca (37) e Progresso (34).

Santa Catarina – Nuvens e pancadas isoladas de chuva com raios no Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul a partir da manhã. Nas demais regiões, sol e muito calor com pancadas de chuva na tarde e noite. Alto risco de temporais localizados com ventania e granizo. Temperatura alta em todas as regiões, diminuindo no fim do dia. Vento noroeste a sul, com proximidade de uma frente fria no oceano.

 

Domingo (23)

Blumenau – Um sistema de baixa pressão posicionado no leste de SC e o transporte de ar úmido do mar para o continente deixam o tempo instável. Ao longo do dia, presença e variação de nebulosidade com alguns curtos períodos de aberturas de sol e chuva de forma ocasional, com intensidade variando entre fraca a moderada por alguns momentos. Não se descarta a ocorrência de trovoadas. Por conta da maior cobertura de nuvens, a temperatura fica mais baixa em relação aos dias anteriores. Mínima variando entre 21 e 23°C e máxima entre 25 e 27°C à tarde. Vento fraco de sudeste.

Santa Catarina – Tempo instável com variação de nuvens e pancadas de chuva com raios a qualquer hora do dia, melhorando à noite a partir do Oeste. Temperatura mais amena, fim da onda de calor, com vento sudeste, fraco a moderado. Um cavado (área alongada de baixa pressão) influenciando o clima no Estado.

 

Segunda-feira (24)

Blumenau – Um sistema de alta pressão posicionado a leste de Santa Catarina favorece o deslocamento de ar úmido do mar para o Vale do Itajaí. Assim, o dia será com tempo instável em Blumenau, com presença de muita nebulosidade, períodos de melhoria e condição para chuva fraca e isolada a qualquer momento. No início da manhã, a temperatura mínima varia entre 21 e 23°C e a tarde a máxima fica entre 26 e 28°C. Vento fraco a moderado de sudeste.

Santa Catarina – No Litoral e áreas próximas, variação de nuvens e condição de chuva especialmente na madrugada, início da manhã e à noite devido a circulação marítima. Nas demais regiões, sol e pancadas isoladas de chuva com raios na tarde e noite, associadas ao aquecimento. Temperatura mais amena, com maior elevação no interior do Estado. Vento sudeste a nordeste, fraco a moderado.

 

Terça-feira (25)

Blumenau – A circulação marítima mantém o tempo instável no feriado de Natal. No decorrer da terça-feira, presença e variação de nuvens, algumas aberturas de sol e condição para chuva fraca e isolada, especialmente nos extremos do dia. Mínima entre 20 e 22°C e máxima entre 25 e 27°C à tarde.

Santa Catarina – A circulação marítima causa variação de nuvens e condição de chuva no Litoral e nas áreas próximas, especialmente na madrugada, início da manhã e à noite. Já nas demais regiões, sol e pancadas isoladas de chuva com raios na tarde e noite, associadas ao aquecimento. Temperatura mais amena, com maior elevação no interior do Estado. Vento sudeste a nordeste, fraco a moderado.

 

Quarta-feira (26)

Blumenau – A circulação marítima perde intensidade de forma que os períodos de abertura de sol se tornam mais prolongados. Ainda assim, há condição para chuva fraca e isolada na madrugada e inicio da manhã e, posteriormente, à noite. Mínima entre 19 e 21°C e máxima entre 27 e 29°C.

Santa Catarina – Predomínio de nuvens e pancadas isoladas de chuva com raios no oeste e sul do estado. Nas demais regiões, sol e pancadas de chuva a partir da tarde. Risco de temporais localizados, temperatura em elevação e vento leste a nordeste, fraco a moderado.

 

Tendência para SC, entre 27 de dezembro de 2018 a 5 de janeiro de 2019

No resto de dezembro, persiste a condição de pancadas de chuva, concentradas especialmente no período da tarde, noite e por vezes na madrugada, característica de verão. Nos dias 31 e 1º de janeiro, uma nova frente fria deve passar por Santa Catarina, provocando chuva em todas as regiões. Nos primeiros dias de janeiro, tempo mais firme com sol, por influência de uma massa de ar mais seco no Sul do Brasil. Temperatura elevada em boa parte dos dias, calor dentro da normalidade para época do ano.

Fontes: Alerta Blu e Epagri/Ciram

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS