terça-feira, 30 novembro 2021
InícioGeralPrefeitura notifica proprietário de imóvel que cedeu na obra de desassoreamento no...

Prefeitura notifica proprietário de imóvel que cedeu na obra de desassoreamento no Salto do Norte

 

A Prefeitura de Blumenau notificou nesta quinta-feira (31/01/19), o proprietário da residência que cedeu após o início dos trabalhos de desassoreamento do ribeirão Salto do Norte. O fato aconteceu no final da tarde do dia anterior, depois que uma escavadeira hidráulica ficou atolada no terreno argiloso às margens do ribeirão.

A estrutura da casa ficou seriamente comprometida, deixando as paredes inclinadas e demais prejuízos. O local foi interditado pelos bombeiros e Defesa Civil.

Em virtude da situação de risco e da necessidade de remoção, a parte comprometida do imóvel, que está situado dentro da Área de Preservação Permanente (APP) e margem de proteção de recurso hídrico, precisará ser imediatamente desabitada. O desmonte da estrutura já está autorizado e a previsão é que isso ocorra na manhã desta sexta-feira, dia 1° de fevereiro.

Em paralelo, a Fundação Municipal do Meio Ambiente está fazendo o levantamento técnico de toda a APP ao longo da bacia hidrográfica do ribeirão Salto do Norte. Enquanto isso a Defesa Civil realiza vistoria e notifica os moradores para que deixem suas casas, temporariamente, quando os trabalhos estiverem próximos, até que o desassoreamento esteja concluído.

O desassoreamento

A empresa responsável pelos trabalhos de desassoreamento e limpeza do ribeirão conseguiu fazer a retirada da máquina que estava atolada. Com isso, a Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana (Seurb) fará ao longo desta sexta-feira os estudos de solo em outros trechos do ribeirão para decidir em que local acontecerá a continuidade das execuções.

Pleiteado pela comunidade, o desassoreamento do ribeirão Salto do Norte tem como objetivo evitar a ocorrência de alagamentos em toda a sua extensão, inclusive no entorno das ruas Berta e Henrique Mette, mais atingidas pelas fortes chuvas que caíram neste mês em Blumenau.

As informações foram passadas por Felipe Elias, assessor de comunicação da prefeitura de Blumenau.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS