Prefeitura intensificará a vacinação contra febre amarela em Blumenau

 

 

 

 

A partir desta segunda-feira (25/02/19), a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) de Blumenau, irá intensificar a vacinação contra a febre amarela, que é a melhor forma de prevenir a doença. Por isso o horário de atendimento das salas de vacina dos sete ambulatórios gerais (AG) do município será ampliado para às 20h30min. Além disso, as doses serão disponibilizadas para outras 40 salas de vacina da rede de saúde da cidade.

A imunização contra a febre amarela é feita apenas uma vez, ou seja, quem já se vacinou não precisam tomar nova dose. A faixa etária recomendável para tomar as doses começa nos nove meses e vai até os 59 anos. Pessoas acima de 60 anos deverão apresentar prescrição médica antes de receberem a vacina.

Estão previstas ações educativas e preventivas em parceria com a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Faema) e com a Secretaria de Educação. O Corpo de Bombeiros, Exército e Polícias Militar e Civil também estão sendo convocados a incentivar seus membros para que tomem a dose contra a doença.

A vacina é contraindicada nas seguintes situações:

  • Crianças com menos de 6 meses de idade;
  • Histórico de reação anafilática a ovo de galinha e seus derivados;
  • Imunodepressão transitória ou permanente, induzida por doenças (neoplasias, Aids e infecção pelo HIV com comprometimento da imunidade) ou por tratamento (drogas imunossupressoras acima de 2mg/kg/dia por mais de duas semanas, radioterapia, etc.);
  • Casos especiais deverão ser avaliados por um profissional médico.

Em 2018, a Semus registrou a aplicação de 53.411 doses contra a febre amarela. Neste ano foram aplicadas aproximadamente 10 mil vacinas e a Vigilância Epidemiológica de Blumenau já recebeu e distribuiu, neste período, pouco mais de 23 mil doses. O reabastecimento das vacinas é feito pelo governo do Estado, conforme demanda.

Segundo o secretário da Semus, Marco Antônio Bramosrki, as ações preventivas aumentam a cobertura vacinal e reduz significativamente a chance de surgirem casos autóctones da doença, ou seja, transmitidos dentro da cidade. “Não queremos alardear a população, mas o risco de a febre amarela chegar à região é real, diante dos três casos registrados no estado vizinho do Paraná. Nossa intenção é planejar uma ação preventiva com a comunidade, para que não tenhamos a doença em Blumenau.”

Outras ações

Empresas com mais de 100 funcionários que tiverem interesse em receber a vacinação contra a febre amarela nas suas unidades, poderão fazer contato com a Vigilância Epidemiológica pelo telefone 3381-7901. Os agendamentos serão feitos também na próxima semana e a previsão é de que os funcionários comecem a receber as doses a partir de 11 de março.