sábado, 22 janeiro 2022
InícioGeralPrefeitura executa contenção de encostas em cinco regiões

Prefeitura executa contenção de encostas em cinco regiões

contencoes_encostas_29-4-16_01

 

Fotos: Marcelo Martins

A Prefeitura de Blumenau avança na execução de contenções de encostas em cinco regiões afetadas pelo desastre natural de 2008. As obras, priorizadas dentro de um pacote de melhorias obtido em convênio entre a administração municipal e o governo federal, têm a conclusão estimada para o primeiro semestre deste ano.

 

contencoes_encostas_29-4-16_06

 

Atualmente, os trabalhos estão em média 70% executados junto às ruas Londres e Olga Krutzsch, na Itoupava Norte, e na Rua Henry Mill, no bairro Fortaleza. Também neste mês foi dado início às construções na Rua Dr. Pedrinho, na Itoupava Central, e na Rua Petrolândia, no bairro Água Verde.

Ao todo, conforme convênio federal estabelecido com a Prefeitura por meio do Ministério das Cidades, são previstas intervenções em 17 áreas consideradas de risco. As melhorias visam o benefício direto de mais de 250 famílias, sob investimentos na ordem de R$ 13 milhões. Até o momento, Blumenau obteve o repasse de cerca de R$ 3 milhões e conta com duas obras concluídas nas ruas Otto Marquardt, no Garcia, e Eduardo Schwartz, no Fortaleza.

 

contencoes_encostas_29-4-16_09

 

Segurança e prevenção a desastres

As contenções se destinam a estabilizar as encostas, reparar os locais afetados e impedir a ocorrência de outros deslizamentos. Na recuperação de cada localidade, foram considerados critérios como condições geológicas, clima e o volume de chuvas para a definição da obra mais adequada a ser executada.

 

contencoes_encostas_29-4-16_07

 

As execuções no município são associadas à realização de um programa técnico social de educação ambiental junto às comunidades atingidas. A abordagem leva informações sobre o propósito das obras e a importância do cuidado com o meio ambiente na prevenção a novos desastres.

Por Denisse Lopes, da Secretaria de Obras

 

contencoes_encostas_29-4-16_04

 

contencoes_encostas_29-4-16_05 contencoes_encostas_29-4-16_08

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS