Fotos: Marcelo Martins
A Prefeitura de Blumenau avança na execução de contenções de encostas em cinco regiões afetadas pelo desastre natural de 2008. As obras, priorizadas dentro de um pacote de melhorias obtido em convênio entre a administração municipal e o governo federal, têm a conclusão estimada para o primeiro semestre deste ano.
Atualmente, os trabalhos estão em média 70% executados junto às ruas Londres e Olga Krutzsch, na Itoupava Norte, e na Rua Henry Mill, no bairro Fortaleza. Também neste mês foi dado início às construções na Rua Dr. Pedrinho, na Itoupava Central, e na Rua Petrolândia, no bairro Água Verde.
Ao todo, conforme convênio federal estabelecido com a Prefeitura por meio do Ministério das Cidades, são previstas intervenções em 17 áreas consideradas de risco. As melhorias visam o benefício direto de mais de 250 famílias, sob investimentos na ordem de R$ 13 milhões. Até o momento, Blumenau obteve o repasse de cerca de R$ 3 milhões e conta com duas obras concluídas nas ruas Otto Marquardt, no Garcia, e Eduardo Schwartz, no Fortaleza.
Segurança e prevenção a desastres
As contenções se destinam a estabilizar as encostas, reparar os locais afetados e impedir a ocorrência de outros deslizamentos. Na recuperação de cada localidade, foram considerados critérios como condições geológicas, clima e o volume de chuvas para a definição da obra mais adequada a ser executada.
As execuções no município são associadas à realização de um programa técnico social de educação ambiental junto às comunidades atingidas. A abordagem leva informações sobre o propósito das obras e a importância do cuidado com o meio ambiente na prevenção a novos desastres.
Por Denisse Lopes, da Secretaria de Obras