terça-feira, 18 janeiro 2022
InícioEventosPraça Fritz Müller é entregue para a comunidade nesta manhã de quarta...

Praça Fritz Müller é entregue para a comunidade nesta manhã de quarta (25)

Praca-Fritz-Muller_25-5-16_16

 

Entrevistas: Marlise Cardoso Jensen | Texto: Claus Jensen

O bairro Victor Konder está com uma nova área para convivência de moradores e trabalhadores da região. Na manhã desta quarta-feira (25/5/16) foi realizada a solenidade de entrega da Praça Fritz Müller que foi revitalizada pela empresa Sênior Sistemas, localizada em frente. Autoridades municipais, o presidente da empresa, a arquiteta responsável pelo projeto e o público em geral comparecem na cerimônia.

 

 

Praca-Fritz-Muller_25-5-16_14Para o prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, é a revitalização de mais um espaço público importante para a cidade. “Quando entregamos uma praça, a alegria se restabelece, trazendo felicidade para a vida das pessoas que terão uma convivência saudável. Melhora também o dia a dia do cidadão com sua família nesse espaço público, suas crianças e os animais de estimação” comenta.

Napoleão também destacou a parceria com a Senior e lembrou da importância do naturalista alemão que leva o nome da praça. “É responsabilidade social e comunitária, um resgate da memória de Fritz Müller que tem toda uma relevância histórica, ambiental e de pesquisa científica”, finalizou.

 

Para sócio fundador da Senior, Jorge José Censi, investir nesta praça teve um significado muito importante. “Mas quem ganha é a coletividade, através dos moradores do bairro, principalmente a criançada. Toda a sociedade foi beneficiada, mas em especial os que moram próximo” destacou.

 

 

 

 

A responsável pelo projeto arquitetônico foi Patrícia Schwanke, arquiteta que trabalha na prefeitura de Blumenau. “Para mim foi gratificante, ainda mais porque a praça tem a ver com Fritz Müller, uma pessoa respeitada dentro e fora do país pelos seus estudos e feitos. Nós deixamos todas as árvores existentes na praça e procuramos trabalhar com formas orgânicas, que era com o que o naturalista alemão trabalhava. Criamos vários espaços que antes não tinham. Era uma praça sem vida, que agora tem playground, academia da terceira idade, espaços para concentração, novo mobiliário urbano e nova iluminação pública. É um espaço para todos os blumenauenses conhecerem”, finaliza a arquiteta.

A praça fica localizada na Rua São Paulo, altura do nº 825, bairro Victor Konder, entre a Igreja Assembléia de Deus. O custo total da obra foi de R$ 431 mil pagos pela Senior, enquanto a prefeitura entrou com R$ 80 mil da iluminação pública. A manutenção periódica do local continuam sob responsabilidade da Prefeitura de Blumenau.

Tanto a revitalização da praça quanto a arborização das ruas do entorno, compensam o impacto da construção da sede da empresa. Já a retirada das árvores e plantas nativas do terreno ao lado, quando o estacionamento foi ampliado, foram compensados com a adquisição de 1.851m² de área preservada em reserva permanente. O prazo de conclusão era este mês de maio e o trabalho estava sob responsabilidade da construtora BPS.

Fotos: Fred Manke, Soni Robinson Witte e Marlise Cardoso Jensen

 

Praca-Fritz-Muller_25-5-16_18

Praca-Fritz-Muller_25-5-16_22

Praca-Fritz-Muller_25-5-16_21

Praca-Fritz-Muller_25-5-16_19

Praca-Fritz-Muller_25-5-16_15

Praca-Fritz-Muller_25-5-16_23

Praca-Fritz-Muller_25-5-16_24

Praca-Fritz-Muller_25-5-16_17

Praca-Fritz-Muller_25-5-16_02

Praca-Fritz-Muller_25-5-16_06

Praca-Fritz-Muller_25-5-16_05

Praca-Fritz-Muller_25-5-16_25
Marlise Cardoso Jensen e Patrícia Schwancke

 

Praca-Fritz-Muller_25-5-16_20
No centro da imagem, nosso grande amigo Jadir de Amorim, repórter cinematográfico da TV Galega.

 

Praca-Fritz-Muller_25-5-16_04

Claus Jensenhttp://www.oblumenauense.com.br
Trabalhei com publicidade há mais de 30 anos, fiz teatro durante 8, apresentei programa de televisão outros 5 e sou blogueiro desde 2007. Mas minha maior paixão é a família, e claro, essa fascinante Blumenau.

MAIS LIDAS