quinta-feira, 20 janeiro 2022
InícioClimaAMMVI mantém convênio para manutenção da rede de monitoramento hidrometeorológico

AMMVI mantém convênio para manutenção da rede de monitoramento hidrometeorológico

Ponte-Ferro_Blumenau_17-10-15

 

A Universidade Regional de Blumenau (FURB) e a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) assinaram a prorrogação do convênio para manutenção da rede de monitoramento hidrometeorológico da bacia hidrográfica do Rio Itajaí-Açu, operada pelo Centro de Operação do Sistema de Alerta (CEOPS).

Pelo documento, o prazo de vigência do contrato fica estendido até 31 de dezembro de 2016. O convênio prevê o repasse pela AMMVI do valor mensal de R$ 5 mil. Com este valor, o CEOPS garante a manutenção das 17 estações instaladas no Médio e Alto Vale do Itajaí. São elas que medem em tempo real o nível dos principais rios da região e a quantidade de chuva. Com os dados e a experiência dos técnicos do CEOPS é possível fazer as previsões que ditam o trabalho de toda a comunidade relacionado à prevenção em caso de enchentes.

O CEOPS

Criado por professores no período pós-cheias de 1983 para estudar os fenômenos climáticos, suas causas e propor soluções, o CEOPS foi resultado de uma parceria entre a FURB e o antigo DNAEE, o Departamento Nacional de Águas e Energia Elétrica, atual Agência Nacional de Águas (ANA), que bancava parte dos investimentos.

Desde 1996, a estrutura, que fica dentro do Campus 1 da FURB, é mantida pela instituição. É o CEOPS que fornece informações para a tomada de decisões das Defesas Civis e prefeituras da região e alerta antecipado da população.

No site oficial do CEOPS é possível obter várias informações, desde cotas e picos de enchentes, históricos, monitoramento da bacia, projetos e pesquisas na área. Clique aqui e saiba mais sobre o CEOPS

 

Furb-logo_dest

 

 

 

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS