terça-feira, 13 abril 2021
Início Geral Nova sede da ETSUS Blumenau em completo funcionamento

Nova sede da ETSUS Blumenau em completo funcionamento

Ao som da Banda Municipal, o prefeito Napoleão Bernardes entregou à comunidade na tarde desta terça-feira, dia 26, a nova sede da Escola Técnica do Sistema Único de Saúde (ETSUS Blumenau). Acompanhado pela secretária de Saúde, Maria Regina de Souza Soar, além de representantes do Ministério da Saúde (MS) e vereador Jens Mantau, Napoleão Bernardes destacou a importância para o benefício social da cidade, além de permitir a capacitação dos servidores e profissionais que trabalham diretamente com a saúde pública. A solenidade foi realizada na rua Dois de Setembro, 1.510, no bairro Itoupava Norte.

Referência para 53 municípios da região, a escola integra uma ampla estrutura física e totalmente climatizada. É a primeira do Estado com porte adequado e moderno para promover as capacitações aos profissionais de saúde através de diversos cursos de aperfeiçoamento. O investimento foi de R$ 3.844.879, 59 em parceria com o Governo Federal através do Ministério da Saúde (MS) com a contrapartida da Prefeitura de R$ 904.780,06.

Estrutura

São três andares destinados à oferta dos cursos mais o subsolo e garagem com capacidade para 40 veículos, somando uma área total construída de 3.870,36 metros quadrados. Nove salas integram a nova sede da ETSUS, seis laboratórios, incluindo os de anatomia e técnica odontológica, área administrativa e uma cozinha didática. Conta ainda com duas áreas de convivência e biblioteca. Além disso, todos os setores são climatizados, permitindo disponibilizar um ambiente adequado e confortável aos alunos.

A modernização dos setores da nova sede da ETSUS Blumenau é outro destaque, como as salas para a realização dos cursos, que estão adaptadas com equipamentos para projeção e notebooks, permitindo oferecer, tanto para os alunos quanto aos facilitadores, uma estrutura mais adequada e facilitada. A ETSUS Blumenau conta também com amplo auditório com capacidade para 220 pessoas, além de oferecer rampa de acesso aos deficientes e elevador. Já atendeu desde sua criação em 1956, seis mil trabalhadores do SUS.

Trabalha com apoio e investimento da Prefeitura e do Governo Federal. Entre outros objetivos, a proposta é de fortalecer a educação profissional de saúde, facilitando aos alunos da cidade e dos municípios vizinhos, acesso aos cursos de aperfeiçoamento e capacitação. Como o curso de Cuidadores de Idosos, por exemplo, a ETSUS de Blumenau oferece um amplo leque de capacitações. Entre eles: Agente Comunitário de Saúde, Técnico de Higiene Ambiental e de Enfermagem e Técnico em Vigilância Sanitária. Além disso, escola também realiza o Projeto de Prevenção das Doenças Cardiovasculares aos moradores dos bairros Fortaleza, Velha e Garcia.

Texto: Joni César

 

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS