Foram quatro dias de disputas e mais de 800 quilômetros percorridos entre as cidades de Fraiburgo e Tubarão, com pernoites em Caçador, Lages e São Joaquim. De 26 a 30 de outubro, o 13º Transcatarina reuniu 265 veículos (sendo 345 com os carros de apoio), levando à Santa Catarina pessoas de 14 estados e 120 munícipios.
Trata-se de um dos maiores encontros do off-road nacional, que é composto por seis “tribos” diferentes: categorias de competição (Máster, Graduados, Turismo, Turismo Iniciante e Turismo Light) e passeio (Passeio Expedition, Passeio Radical 01 e 02, Camping e Adventure 01, 02 e 03).
Na categoria Máster, o piloto blumenauense Flávio Roberto Kath (o Poder) concluiu a sua 13ª participação no evento com um quinto lugar na classificação geral. “Foi mais edição na qual a disputa manteve-se acirrada do início ao fim. Tivemos etapas bastante técnicas, com médias de velocidade justas e mudanças constantes de referência. Pediu muita precisão da dupla para evitar os pequenos erros que sempre fazem a diferença no resultado”, declarou Kath, que completou. “Ficamos felizes com o resultado, pois esse pódio é o mais concorrido do Brasil”. Na Turismo Light, os estreantes Rafael Allan Oechsler e Jackson Eichstaedt obtiveram a sétima posição.
Outros blumenauenses presentes foram: Rafael Poltronieri Hammermeister, Nelson Simas Júnior, Guilherme Firmo/Guilherme Willian de Souza, Cristiano Laercio Boos, Fabrício dos Santos/Lucas Rodrigo da Silva e Klaus Anderson Bennertz, na categoria Passeio Radical.
Na Passeio Expedition: Ademir Schmitt Júnior/Edna Evers, Anderson Dohmen/Davi Dohmen, Gilvan Irineu Schmitt/Bruno José Schmitt. Na Passeio Camping: Liandro Rossini/Patrícia Graf Rossini, e pela categoria Adventure: Alexandre Deckmann/Marcos Paulo Germano, Sidney Petroski Guarda Bello/Sérgio Fernando Genoin e Jefferson Cordeiro.
O Transcatarina de 2021 cruzou centenas de municípios e destacou alguns pontos turísticos, entre eles a Coxilha Rica, Serra do Rio do Rastro e Serra do Corvo Branco. Para quem não conhecia, uma excelente oportunidade para levar para a família e amigos alguns registros do Sul do país. A ideia da organização foi mostrar as belezas do centro oeste e do coração da serra catarinense e, ao que tudo indicada, este objetivo foi atingido com maestria.
“A cada ano melhoramos em muitos aspectos. É gratificante ver o sorriso no rosto de crianças e adultos e escutar as histórias que todos tem para contar. Por isso e muito mais, vem aí um Transcatarina 2022 ainda maior”, afirmou o diretor geral do Transcatarina, Edson João da Costa. “Agradeço aos nossos patrocinadores e apoio e a todas a prefeituras envolvidas pela confiança e oportunidade, pois sem eles, nada disso seria possível”, encerrou.
O 13º Transcatarina tem patrocínio de Santur, Governo de Santa Catarina, Hotel Renar, SFI Chips, Scherer Auto Peças, RH Brasil e Alfa Transportes.
Apoio de Atacadão Pneus, Accert Transporte e Logística, DSTrac Performance 4×4, Grupo Gratt, Rede PMX – Posto Maçã, Orange Sun, Guinchos Fixxar, 3RS Confecções, FD Stands e Displays, Lave Bem Lavanderia, Santa Prev Saúde, Auto Elite VW, Cervejaria Holzbier, Prefeitura de Fraiburgo, Prefeitura de Caçador, Prefeitura de São Joaquim e Prefeitura de Lages.
Realização: Caçador Jeep Clube | Parceria: SC Racing