Novembrinho Azul promoverá consultas e exames de doenças urológicas infanto-juvenis

Crianças e adolescentes do sexo masculino, até 18 anos poderão ser atendidos em Blumenau.

Pelo quarto ano consecutivo, o Novembrinho Azul será realizado em Blumenau. Por meio de uma parceria entre a Secretaria de Promoção de Saúde (Semus), a Furb e as cirurgiãs pediátricas e urologistas Dra Karine Furtado Meyer, Dra Cristina Reuter, e Dra Camila Corrêa Penedo, crianças e adolescentes do sexo masculino, até 18 anos poderão ser atendidos. O objetivo das ações é estimular as famílias a procurar a rede de atenção à saúde para o diagnóstico e tratamento precoce de doenças urológicas, como fimose, distopia testicular e varicocele.

A ação atende crianças com perdas urinárias e fecais, crianças vítimas de abuso sexual e qualquer outra malformacao Urologica. As famílias e pacientes que necessitarem de orientações devem procurar as unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) e Ambulatórios Gerais (AG) para serem encaminhadas ao serviço por meio de agendamento pelo Sistema de Regulação.

Os atendimentos específicos para as orientações referentes ao Novembrinho Azul serão centralizados na Policlínica Lindolf Bell, no setor de pediatria (localizado no andar térreo). Cerca de 120 crianças poderão ser beneficiadas por meio das ações que serão feitas nos dias 12 e 26 de novembro.

Vídeos com orientações de cuidados urológicos dos meninos, gravados pelos maiores especialistas em urologia pediátrica do país, também estão disponíveis no Youtube. O canal traz esclarecimentos sobre disfunções miccional, malformações congênitas, a importância da dieta e da fisioterapia Urologica no tratamento e recuperação de crianças e adolescentes. Este canal serve também como atualização para médicos da rede básica de atenção primária.

Outubrinho Rosa

No mês de outubro foram atendidas 76 crianças, durante as ações feitas na Policlínica Lindolf Bell. O Outubrinho Rosa também promove consultas e palestras com oncologistas pediátricos, cirurgiões pediátricos, ginecologistas, juntamente com acolhimento familiar. Os cuidados vão desde a adoção de hábitos de vida saudáveis até a prevenção de doenças crônicas, como o câncer de mama. Neste caso, as ações foram voltadas para crianças e adolescentes do gênero feminino, até 15 anos.

* Com informações de João Vitor Korc, da SECOM/BNU