A partir de segunda-feira (24/2) pesquisadores da Alemanha estarão no Vale do Itajaí para dar início ao Projeto Vida e Saúde em Pomerode. O grupo fica na região até quarta-feira (26/2). O projeto é inédito no Brasil. Pretende identificar fatores de risco e condicionantes de doenças crônicas em cerca de 3 mil moradores da cidade de Pomerode, no Vale do Itajaí.
Universidade de Greifswald, da Alemanha
A pesquisa é uma parceria entre a Universidade Regional de Blumenau (FURB) e a Universidade de Greifswald, da Alemanha.
O grupo chega segunda-feira (24/2) pela manhã e dá início aos seminários internos. Na quarta-feira (26/2) pela manhã, a agenda consta a vinda do prefeito da cidade alemã de Greifswald, Arthur König, que estará acompanhado de uma comitiva de autoridades alemães. Juntamente com o reitor da FURB, João Natel e o prefeito de Pomerode, Ricardo Campestrini, o grupo fará uma visita ao prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes.
À tarde, o grupo segue para o Hospital Universitário da FURB, localizado no Bairro Fortaleza Alta, para a inauguração do centro de exames do projeto.
É bom salientar, que este mesmo projeto está em andamento na Alemanha há mais de 10 anos. A ideia é conhecer os diversos fatores de risco aplicados na origem das mais variadas doenças. Para isso, serão necessários exames clínicos, laboratoriais e de imagem.
via FURB