Pesquisa da FURB e EPAGRI sobre óleo de arroz recebe reconhecimento internacional

O foco do estudo está no combate ao ataque de insetos-praga, conhecidos como gorgulhos, que podem comprometer até 10% do arroz armazenado em silos.

Silo de armazenamento de arroz | Foto: Maria Luiza Tomazi Pereira/ EPAGRI

Pesquisadores da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e da Estação Experimental da Epagri em Itajaí (EEI) realizaram um estudo que se destacou na 29ª edição do Encontro da Sociedade Brasileira de Química da Região Sul. Além disso, a pesquisa foi reconhecida e premiada pela prestigiada Royal Society of Chemistry, do Reino Unido.

O estudo, intitulado “Óleo de Arroz como Atrativo no Manejo de Insetos-Praga de Armazenamento”, foca na utilização do óleo de arroz para combater gorgulhos (pequenos besouros) em silos de armazenamento do produto. Esses insetos-praga são responsáveis por perdas significativas, podendo afetar até 10% do arroz armazenado.

Os pesquisadores Andrey Martinez Rebelo e Marcelo Mendes Haro, da Epagri, juntamente com Lizandra Maria Zimmermann, professora do Departamento de Química e do Programa de Pós-Graduação em Química da FURB, propõem o uso do óleo de arroz como uma solução ecológica para o controle dos gorgulhos. Este método apresenta vantagens significativas sobre os produtos químicos tradicionais, evitando riscos ambientais como a contaminação de fontes hídricas, intoxicação de trabalhadores e desenvolvimento de resistência nos insetos.

O reconhecimento pela Royal Society of Chemistry é um marco importante, pois destaca a relevância da pesquisa brasileira no cenário científico internacional.

A pesquisa originou-se da dissertação de Daniela Metz, estudante do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da FURB. Sua dissertação, ainda em andamento, investiga métodos eficientes para degradar a piraclostrobina, um agrotóxico residual usado no tratamento de sementes de arroz. Segundo a professora Lizandra, o estudo busca alternativas para minimizar os impactos ambientais dos agrotóxicos, considerando a sua degradação e ecotoxicidade.

O 29º Encontro da Sociedade Brasileira de Química da Região Sul aconteceu de 18 a 20 de outubro na Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul. A Universidade Regional de Blumenau tem a honra de sediar a próxima edição do evento, que será realizada de 20 a 22 de novembro de 2024.

Fonte: FURB