Pecuária movimentou cerca de R$ 8 milhões em Gaspar (SC)

Cidade tem um rebanho bovino estimado em 12 mil animais.

Foto: Prefeitura de Gaspar (SC)

Além da produção de arroz, pescado de água doce, diversidade industrial e comercial, Gaspar também se destaca pela pecuária. O setor movimentou cerca de R$ 8 milhões em 2023. Atualmente, o município abriga aproximadamente 100 pecuaristas especializados na produção de animais para corte, com um rebanho bovino estimado em 12 mil animais.

Um dos segredos desse sucesso reside no uso cada vez mais frequente do cruzamento de raças, visando o melhoramento genético e a obtenção de animais mais robustos e com carne de qualidade superior. Entre as raças mais destacadas na produção gasparense estão Nelore, Braford, Brahman, Hereford e Red Angus.

Uma ferramenta essencial nesse processo é a inseminação artificial, disponibilizada gratuitamente pela Secretaria de Agricultura e Piscicultura de Gaspar. Djonathan Gonçalves Custodio, Secretário de Agricultura e Aquicultura, destaca a eficiência do serviço, que garante flexibilidade e rapidez, adaptando-se aos períodos férteis dos animais.

Além de contribuir para o melhoramento genético, a inseminação artificial permite um controle mais preciso do período de nascimento dos animais, reduzindo custos e oferecendo maior controle sobre o rebanho. Kuko, pecuarista e veterinário local, ressalta os benefícios do método, enfatizando sua utilização na Fazenda Zimmermann.

Com 13 animais em exposição, incluindo o touro reprodutor ‘Caudilho Da Dihelo’, da raça Braford, a Fazenda Zimmermann promete atrair olhares na 20ª edição da Expo Feira de Gaspar. O evento, que ocorre entre os dias 19 e 23 de junho, oferece uma oportunidade única para os pecuaristas locais, com exposições, julgamentos de raças bovinas e palestras informativas sobre manejo e tecnologias na pecuária de corte.

Expo Feira

A 20ª edição da Expo Feira é realizada entre os dias 19 e 23 de junho, e além da exposição de mais de 450 animais, incluindo bovinos, caprinos, ovinos, equinos e aves, também terá o julgamento de raças bovinas, normalmente utilizadas para o corte, como o nelore.

O espaço também conta com palestras e demonstrações para os pecuaristas, abordando temas como estratégicas de manejo e adubação de pastagens na pecuária de corte e diagnóstico de gestação em bovinos de corte por ultrassonografia.

Fonte: Prefeitura de Gaspar