quarta-feira, 8 dezembro 2021
InícioCulturaPé na Jaca é o novo bloco carnavalesco de Blumenau

Pé na Jaca é o novo bloco carnavalesco de Blumenau

 

Aconteceu nesta terça-feira (18), o ensaio do Bloco Carnavalesco Pé na Jaca, no QG da Equipe de Gincana Arromba, que fica ao lado da Vila Germânica. Nossa equipe esteve lá para conferir o ensaio e conversamos com a presidente do grupo, Giani de Oliveira.

O bloco Pé na Jaca nasceu de um grupo de amigos, músicos e pessoas já conhecidas da noite blumenauense. Decidiram formar um bloco carnavalesco em Blumenau, e uniram forças. Entre os participantes, vários cantores de MPB, Bossa Nova, Samba, dentre outros. O primeiro encontro foi no dia 2 de janeiro deste ano e hoje já conta com cerca de 35 integrantes.

PICT0760-600x450

PICT0783-600x450

“É uma ideia antiga de 5 ou 6 anos atrás de um grande amigo nosso, que também sugeriu o nome Pé na Jaca. Nós sempre tivemos o sonho de formar um bloco e acataram de bom grado a sugestão do nome.” – explica a presidente.

A intenção é reviver e levar as antigas marchinhas de carnaval para rua, que são conhecidas e tocadas até hoje Brasil a fora. Mas Blumenau ainda não tem essa tradição. Também queremos tocar alguns sambas enredo, com a vantagem do bloco ser formado por músicos que conhecem o samba. Mas eles também tem músicas próprias, com uma ala de compositores, que criaram a música tema do bloco Pé na Jaca, além de uma marchinha chamada “marcha da jaca”.

Presidente - Pé na Jaca

Giani de Oliveira – Presidente do bloco carnavalesco Pé na Jaca

O bloco fez o lançamento no Arco da Lapa na terça-feira (11) passada. Agora, no próximo domingo (23) e no dia 01/03, estarão tocando no Butiquim Wollstein. Estas casas noturnas estão abrindo as portas para o Pé na Jaca. Outra apresentação está prevista em Balneário Camboriú no Infinit Blu Resort, juntamente com a família Oliveira.

PICT0745-600x450

“A proposta é incentivar o resgate das marchinhas antigas mas também criar novas. É reviver o carnaval de uma forma saudável, já que o bloco é composto de famílias, com crianças, alunos e professores de escolas municipais envolvidos. Vamos fazer uma coisa legal, saudável, alegre e festiva” – enfatiza Giani.

Já há data definida para o primeiro desfile

Eles até já tem uma data prevista para um desfile de rua em Blumenau: 28 de fevereiro. Mais ainda dependem do Seterb liberar a Rua Curt Hering e alguns trechos da XV de Novembro. Se o Seterb não liberar nenhuma delas, eles atenderão os convites de algumas casas noturnas que pretendem promover a folia em frente ao seu estabelecimento.

“Neste caso, o desfile na rua iria ser menor, para depois seguir à casa noturna. Mas são sugestões que os integrantes do bloco ainda irão definir. Aliás, a intenção deles não é só a apresentação nas ruas. Já existem vários convites para animar festas infantis, com uma agendada no dia 24, que será o 1º CarnaKids na Rua Republica Argentina.” – completa Giani.

Apoio

Por enquanto eles não tem nenhum apoio municipal, seja financeiro ou no sentido de espaço para ensaios, se viram com verba própria, vinda dos próprios integrantes. “A sonorização, são os amigos que levam, enquanto os instrumentos foram gentilmente cedidos por uma escola municipal que os apóia. É uma soma de esforços individuais, já que não há verba nem patrocínio”, desabafa Giani.

Se você quiser acompanhar o trabalho do blog Pé na Jaca, pode acessar a página no Facebook: Bloco Pé na Jaca Blumenau. Lá é possível acompanhar os dias e locais de ensaio, desfiles e as casas noturnas que irão tocar. Se você quiser participar, para entrar no bloco, pode comprar a camiseta de R$ 15,00, e assim colaborar com o projeto do bloco Pé na Jaca.

Veja a música que o bloco criou

Caso não consiga visualizar, clique aqui.

Texto e Fotos: O Blumenauense

Luciano Bernz
Responsável por toda a cobertura externa de OBlumenauense, sou nascido e criado em Blumenau. Trabalho há 25 anos com vendas, tendo passagem pela Rádio Blumenau e Rádio Clube de Itajaí, onde além de contato comercial, também fiz cobertura de festas e eventos.

MAIS LIDAS