A bicicleta é o principal meio de transporte de Julia Timmermanss Pinto, 15 anos, estudante da Escola Barão. Todos os dias a estudante percorre dois quilômetros para se deslocar de casa para a escola. “Basta ter vontade. É um ótimo benefício para a saúde e para a cidade. Se todos aderissem, haveria menos carros, menos poluição”, comenta. Para marcar a Semana Mundial sem Carro, no domingo (18/9) será realizada a 9ª edição do Passeio Ciclístico da Barão, com o slogan ‘Por uma vida saudável e um planeta sustentável’.
“O evento é uma forma de alertar as pessoas sobre a importância de se manter uma rotina saudável, relacionada ao esporte e alimentação. Também resgata a necessidade de buscarmos um trânsito mais humano e de pensarmos no meio ambiente”, explica o Diretor da Escola, professor Marcos da Silva.
O passeio irá percorrer as principais ruas da região do Centro da cidade e o trajeto será sinalizado pela equipe de monitoramento viário. Embora o evento não percorra áreas de grande dificuldade, a organização orienta para utilização de equipamentos de segurança e a manutenção da bike. Todos os moradores da região podem participar do passeio que é gratuito. As inscrições deverão ser feitas através do site da escola.
Ao final do trajeto serão distribuídas frutas para relembrar a necessidade de se optar por alimentos mais nutritivos e que fazem bem à saúde. O responsável pelo Barão Esportes, Professor Edson Duwe, explica que a atividade física reduz o estresse, auxilia no equilíbrio, na coordenação motora, no condicionamento cardiovascular e mantém a forma. “Andar de bicicleta é um exercício de baixo impacto e suave para as articulações”, acrescenta.
Pedal inclusivo
O Passeio Ciclístico da Barão contará com a participação de famílias e deficientes visuais da Sociedade Cultural Amigos do Centro Braille de Blumenau (ACBB). A entidade não possui fins lucrativos e irá comemorar o 1º aniversário do programa ‘Novo Olhar’, que promove ações de bem-estar e integração social.
Os participantes vão utilizar bicicletas Tandem, construídas para o guia e o acompanhante. “Nosso objetivo é a integração das pessoas normovisuais, ou seja, que enxergam, com deficientes visuais. Os guias colaboram na função de orientadores e informantes do percurso”, explica o coordenador do programa, Anderson Muniz. Além do exercício físico e a interação, os participantes poderão exercitar outros sentidos como o olfato, a audição e o tato.
Passeio Ciclístico Barão
Data e horário: dia 18 (domingo) às 9h
Local: Em frente à Unidade do Centro, Rua Nereu Ramos, 220, Blumenau
Gratuito.