A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville terá um reforço tecnológico de ponta para transformar a forma como pesquisa, ensino e extensão são realizados.
Com capacidade para executar movimentos humanos com precisão, o novo robô humanoide pode interagir com pessoas utilizando gestos e comandos de voz. Além disso, suas aplicações incluem áreas como ergonomia, reabilitação e simulações industriais, contribuindo para o desenvolvimento de soluções em saúde, indústria e educação.
Esse avanço tornou-se realidade na sexta-feira (20/12/24), com a chegada do humanoide multitarefas da fabricante chinesa Unitree ao Grupo de Automação de Sistemas e Robótica (GASR), vinculado ao Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da Udesc. A tecnologia será integrada às iniciativas da universidade, fortalecendo seu papel como centro de excelência em robótica móvel.
Potencial acadêmico e social
Segundo o professor Douglas Wildgrube Bertol, coordenador da aquisição, o robô será essencial para três frentes principais:
- Ensino: Ampliar oportunidades práticas para estudantes de graduação e pós-graduação em áreas como robótica e inteligência artificial.
- Pesquisa: Desenvolver tecnologias inovadoras em interfaces humano-robô, planejamento de movimentos e aprendizado de máquina.
- Extensão: Inspirar e capacitar a comunidade por meio de demonstrações e projetos que mostram como a robótica pode ser aplicada no dia a dia, na indústria e em serviços.
“Com essa tecnologia, esperamos não só formar talentos, mas também democratizar o acesso à robótica e promover a transferência de conhecimento em parcerias com instituições internacionais e empresas”, destacou Bertol.
Investimento estratégico
A aquisição, realizada com investimento de R$ 690 mil, foi financiada pelo programa Qualifica IV da Udesc. A compra foi intermediada pela Gohobby, empresa reconhecida por introduzir inovações tecnológicas no Brasil.
“O humanoide da Unitree é o que há de mais avançado em robótica hoje, proporcionando interações seguras e eficientes entre humanos e robôs”, afirmou Adriano Buzaid, CEO da Gohobby. Ele acrescenta que a tecnologia “traz novas possibilidades e torna os processos mais eficientes e seguros”.
Um histórico de inovações
O humanoide se soma ao arsenal tecnológico do Mobi Lab, laboratório ligado ao GASR, que já conta com dois robôs quadrúpedes – Go1 e Go2 –, utilizados em mapeamento autônomo e simulações de busca e resgate.
Desde sua criação em 2004, o GASR tem se dedicado ao avanço em robótica. Em 2019, uma parceria com o Dynamic Legged Systems (DLS), do Istituto Italiano di Tecnologia (IIT), deu novo impulso às pesquisas, culminando na criação do Mobi Lab em 2023. Com esses investimentos, a Udesc Joinville se consolida como referência em tecnologia de ponta.
A chegada do humanoide permite à universidade trabalhar no desenvolvimento de tecnologias inovadoras, impactando diretamente a formação de talentos e setores estratégicos como saúde, educação e indústria.