quinta-feira, 4 março 2021
Início Geral Pacientes de câncer de hospital de Blumenau fazem consultas por telemedicina

Pacientes de câncer de hospital de Blumenau fazem consultas por telemedicina

 

 

 

Foto: divulgação

 

A telemedicina passou a ser autorizada no dia 19 de março, devido ao avanço da pandemia do novo Coronavírus no Brasil. Com isso o Hospital Santo Antônio passou a implementar essa nova ferramenta tecnológica para alguns pacientes, como os da oncologia. Desde julho, os adultos que passam por tratamento de câncer puderam fazer as consultas médicas por meio da telemedicina, evitando a necessidade de se deslocar à unidade de saúde.

“Sendo referência em oncologia para 14 municípios do médio vale do Itajaí, vimos o cenário mudar do dia para a noite. Além do diagnóstico e controle diário de nossos pacientes, tínhamos a preocupação com o deslocamento ao hospital para uma consulta de rotina, que muitas vezes poderia ser feita de forma online. Pensando em não expor o paciente a risco de vir ao hospital nesse momento, resolvemos tirar o projeto do papel”, relata Dr. Rinaldo Danesi Pinto, cirurgião Oncológico.

A plataforma implantada é uma parceria com a empresa Saga Saúde, grupo do qual o médico faz parte. “Não são todos os pacientes da oncologia que atendemos de forma online, isso varia de acordo com diversos fatores, paciente, diagnóstico, fase de tratamento e controle dos sintomas. Um paciente de Benedito Novo por exemplo, não precisa vir ao hospital apenas para me mostrar um exame de rotina”, complementa Dr. Rinaldo.

As consultas são feitas de acordo com o prontuário do paciente. A equipe liga para e agenda a consulta por videochamada, como ocorre nas consultas presenciais, e passa um link de acesso.  Nesse contato a pessoa é informada sobre a opção de fazer a consulta por telemedicina, mas se o paciente preferir, ela poderá ser presencial. Esse novo formato se torna uma opção a mais, principalmente para quem evitou os hospitais com receio de contrair a Covid-19.

Confira como ela funciona:

 

 

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS