Outubro Rosa mobiliza museus da Fundação Cultural

Banda-Municipal_Outubro-Rosa_2015

Café Cultural reúne mulheres que participam da causa preventiva ao câncer de mama.

Texto: Sérgio Antonello

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização desenvolvida por diversas entidades neste mês, dirigida à sociedade e em especial às mulheres, objetivando informar e alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O nome remete à cor do laço que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama visando estimular a participação da população, empresas públicas e privadas e demais entidades.

Com o intuito de participar desse evento e valorizar o trabalho da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau, a Fundação Cultural, através dos Museus de Arte de Blumenau, da Família Colonial e de Hábitos e Costumes, promovem quarta-feira, dia 15, o Café Cultural, que terá como convidadas 60 senhoras integrantes da diretoria da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau, voluntárias e mulheres que se encontram em período de tratamento.

O movimento surgiu em 1990, na primeira corrida pela cura, em Nova Iorque. Em 1997, as entidades das cidades de Yuba e Lodi, nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O mês de outubro foi escolhido para simbolizar as ações e atualmente o Outubro Rosa é desenvolvido em cidades de diferentes países.

Os museus da Fundação Cultural participam da mobilização que se instaura no Brasil e no mundo, somando esforços com a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau para divulgar o movimento de prevenção e combate à doença. O objetivo é promover ações culturais que aproximem a FCB das mulheres que estão em fase de tratamento.

Oficina Abayomi

A programação da tarde contempla apresentação do Grupo Folclórico 25 de Julho e show com a Banda Municipal de Blumenau (Banda Stadtkapelle), que nesta época do ano incorpora o estilo da Oktoberfest com repertório e coreografia germânica.

Com relação à oficina, a história das Bonecas Abayomi começou com Lena Martins, artesã de São Luiz do Maranhão, educadora popular e militante do Movimento de Mulheres Negras, que procurava na arte popular um instrumento de conscientização e sociabilização. Logo, outras mulheres, de várias gerações, vindas de movimentos sociais e culturais, aprenderam com ela, juntaram-se e fundaram no Rio de Janeiro a Cooperativa Abayomi, em dezembro de 1988, dando continuidade ao trabalho. A cooperativa estimula as relações de cooperação e generosidade, o fortalecimento da auto-estima e reconhecimento da identidade afro-brasileira de negros e descendentes, buscando superar as desigualdades de gênero, integrando a cultural brasileira.

Programação:

  • 13h30: recepção das convidadas
  • 13h45: abertura do evento
  • 14h: Oficina Abayomi
  • 14h30: Apresentação do Grupo Folclórico 25 de Julho
  • 14h50: Apresentação da Banda Municipal de Blumenau
  • 16h15: Confraternização – café
  • 16h45: Encerramento

Café Cultural – parceria dos museus da Fundação Cultural e Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau
Data: Dia 15 de outubro, das 13h30 às 17h
Local: Espaço Elfy Eggert da Fundação Cultural de Blumenau

via PMB