Gins e licores produzidos em Pomerode conquistam cinco prêmios em Londres

O fundador da empresa é um alemão casado com uma catarinense. A competição aconteceu em abril na capital da Inglaterra.

Foto: divulgação

Três licores e dois gins produzidos artesanalmente em Pomerode (SC) foram premiados em abril na London Spirits Competition, uma das principais competições de bebidas do mundo, realizada em Londres, na Inglaterra. Os produtos são fabricados pela Brennstube, uma pequena destilaria fundada em 2017.

O júri é composto por alguns dos melhores sommeliers, bartenders e especialistas do mundo. O Limoncello da Brennstube é o primeiro feito no Brasil a ganhar um prêmio internacional. O licor de limão levou medalha de prata por sua “textura sedosa e suave “ e “perfil cítrico, equilibrado e aromático”, segundo o júri.

Foto: divulgação

Também receberam medalhas o Arancello (prata), o Gin Azure (bronze) e dois produtos que ainda nem foram lançados: um novo licor e uma nova receita de gin, ambos prata no concurso.

As receitas da fabricante levam ingredientes naturais, a maior parte importada, inclusive frutas como laranjas e limões. A Brennstube assegura que não são utilizados corantes, aromatizantes ou conservantes. Os gins incluem mais de uma dezena de especiarias cada, trazidas de todas as partes do mundo.

Foto: divulgação

Fundada pelo alemão radicado no Brasil Andreas Odenthal e pela esposa, a catarinense Jeane Odenthal, a Brennstube tem produção 100% artesanal e em pequenos lotes, com destilação lenta e controle de qualidade individual. Por ano, a empresa envasa apenas 4 mil litros. Para se ter ideia, o Limoncello leva mais de três meses para ficar pronto.

Primeiro selecionamos os limões sicilianos a dedo. Depois descascamos um a um manualmente e então as cascas são curadas em álcool de cereais por três meses, como é feito há muito tempo na Sicília. Isso e outras técnicas resultam em um sabor intenso e equilibrado “, explica Andreas Odenthal.

Outros prêmios

Apesar do pouco tempo no mercado, a Brennstube já coleciona premiações internacionais. Em 2021, o gin Le Bouquet conquistou medalha de prata na mesma London Spirits Competition e ouro no Frankfurt International Trophy, na Alemanha. Em 2022, o concurso alemão também premiou o Arancello da marca com Grande Ouro — neste caso, ele foi considerado o melhor entre todos os inscritos da categoria Limoncellos e Arancellos.

Brennstube

Localizada em Pomerode, a Brennstube produz os gins Le Bouquet e Azure, os licores Haselnuss (avelã), Mandel (amêndoa) e Apfelkorn (maçã), além de Limoncello e Arancello. Ainda em 2024 os dois novos produtos, já premiados, devem chegar aos consumidores.

O nome Brennstube (câmara de destilação, em alemão) faz alusão aos espaços em que ficavam, na Idade Média, as ervas e ferramentas usadas para destilar bebidas.

Os produtos podem ser encontrados em pontos de venda de Santa Catarina. As compras pelo site da empresa, via Amazon e Mercado Livre, são entregues para todo o Brasil.

Durante o 18º Festival Gastronômico de Pomerode, de 4 a 21 de julho, o público poderá experimentar drinks elaborados com produtos Brennstube. A marca terá um estande próprio no evento.