Ocorrências, metragem, cenas do rio cheio e a família de capivaras

 

Por Claus Jensen, com fotos de Giovanni Silva

Nesta quinta-feira (1/6/17), os moradores de Blumenau e do Vale do Itajaí, ficaram aliviados ao verem um céu que fica cada vez mais azul, depois de seis dias muito tensos com as chuvas. No total, foram registradas 136 ocorrências pela Defesa Civil, dentre elas, 90 deslizamentos. Os dados foram passados pelo Secretário de Defesa do Cidadão, Rodrigo Quadros, que foi muito parceiro com toda imprensa, sempre nos atualizando de forma rápida, permitindo informar vocês que nos lêem.

A quarta-feira (31) foi o dia em que eram esperados os maiores volumes de chuva. A média em Blumenau nas últimas 24 horas foi de 60,08 mm, de acordo com a leitura das 8h45min no site do AlertaBlu. As três estações que registraram os maiores volumes de águas, foram as da Tatutiba (68 mm); Passo Manso (66 mm); Fidélis (62,4 mm) e Araranguá (62 mm).

O Rio Itajaí Açu atingiu seu pico às 7h de hoje (1/6) com os 8,71 metros previstos e somente baixou 2 cm na medição das 9h. Duas comportas da barragem de Ituporanga estão abertas, enquanto as outras três permanecem fechadas, utilizando 78,56% de sua capacidade de retenção. Em Taió, todas as 7 comportas permanecem fechadas e o total armazenado está em 79,62%. Se continuasse a chover, logo chegaria nos 100%, o que poderia complicar a situação, já que as comportas teriam que ser abertas em determinado momento, apesar do canal extravasor ter ampliado a capacidade de retenção.

O tempo permanece estável até domingo (4), quando estão previstas áreas de instabilidade formadas por um sistema de baixa pressão no continente e uma frente fria no oceano. Essa condição favorece o retorno das chuvas a partir da tarde, intensificando-se à noite de forma moderada. Na segunda-feira, a chuva continua moderada na madrugada, mas durante o dia diminui, conforme o sistema se afasta para o oceano. Mesmo assim, o tempo permanece instável.

O fotógrafo Giovanni Silva percorreu alguns locais de Blumenau na noite desta quarta, e registrou o volume de água do Rio Itajaí Açu. Algumas cenas chamaram a atenção, como uma família de capivaras que observava o rio atrás da Praça Hercílio Luz, mais conhecida como Biergarten.

 

Carro da Defesa Civil de Blumenau, estacionado na prefeitura municipal, pronto para atender uma ocorrência.

 

Imagens do Rio Itajaí Açu, fotografadas no entorno da Praça Hercílio Luz, localizada na frente da Fundação Cultural de Blumenau

 

Estação de pré-embarque do transporte coletivo, na Avenida Beira Rio

 

Ponte na Rua Alberto Stein, ao lado do Parque Ramiro Ruediger, no bairro Velha