domingo, 17 outubro 2021
InícioEconomiaObservatório Social de Blumenau inicia 2016 em nova fase: associação de empresas

Observatório Social de Blumenau inicia 2016 em nova fase: associação de empresas

observatorio social Blumenau

Atuando como pessoa jurídica em forma de associação, o Observatório Social de Blumenau – Osblu monitora as compras públicas do município, desde a publicação do edital de licitação até o acompanhamento da entrega do produto ou serviço, de modo a agir preventivamente no controle social dos gastos públicos. Além disso, promove a educação fiscal e a inserção da micro e pequena empresa nos processos licitatórios.

Com dois anos de trabalhos o Osblu já registra diversos pontos positivos nos acompanhamentos das atividades do município. Em 2015 foram 237 licitações do município, sendo 148 delas concluídas, com uma diferença nos custos de aproximadamente 45 milhões a menos. Para que esse resultado acontecesse, o Osblu contou com a parceria de entidades associadas e voluntários da comunidade.

Neste ano, além dos trabalhos voluntários, o Osblu iniciou a associação de empresas para promover ainda mais a aproximação dos empresários nas práticas nos recursos públicos. “As parcerias, sejam com associações ou empresas privadas, trazem a oportunidade de despertamos o espírito de cidadania fiscal na sociedade, tornando-a mais proativa, através de nossos projetos, exercendo a vigilância social e integrando-os à rede” explica Avelino Lombardi Junior presidente do Osblu.

A primeira empresa privada a se associar ao Osblu é a cooperativa Unicred de Blumenau. “Por ser cooperativa de crédito, um dos princípios é o envolvimento com a comunidade. A associação ao Osblu está dentro destes princípios de ser cooperativa, fazer social e se envolver com a sociedade”, destaca Agnaldo Leandro Abila, diretor executivo da Unicred.

“É neste contexto que convidamos as empresas que se preocupam com a responsabilidade social a se perfilarem com o Osblu, aumentando a representatividade e a força do Observatório. As empresas são parte importante do cenário econômico e social, e terão participação decisiva na missão de nossa entidade, beneficiando a sociedade com um investimento que apresenta alta responsabilidade social e envolvem as famílias de colaboradores destas organizações no processo de controle e aplicação dos recursos públicos.” acrescenta Lombardi Junior.

Empresários interessados em se associar ao Osblu podem acessar o site www.osblu.org.br e buscar mais informações.

Texto: Sabrina Santos

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS