segunda-feira, 18 outubro 2021
InícioEsporteO mau começo dos catarinenses

O mau começo dos catarinenses

avai-1x2-bragantino
Avaí perdeu em casa para o Bragantino e com duas derrotas seguidas caiu para a lanterna da Série B. Foto: Jamira Furlani/Divulgação

Era (ou é?) para ser o grande ano do futebol catarinense no cenário nacional. Afinal, são 3 clubes na elite (inédito) e mais 2 na Série B. Mais que o Rio de Janeiro, mas que os vizinhos Paraná e Rio Grande do Sul. Muita gente se ufanou diante dos fatos.

Mas o começo está sendo desanimador…

Na Série A, a primeira rodada só teve um empate bem chocho da Chapecoense em casa diante do Coritiba. Tanto se esperou da estreia na elite, e ela foi de dar sono. Ao menos não perdeu em casa, como fez o Criciúma. Tá certo que o Tigre foi garfado pela arbitragem que não marcou o pênalti mais pênalti de todos os tempos. Mas pênalti pode ser perdido, não é garantia de gol, e depois disso o Criciúma apagou e viu o Palmeiras virar no fim (o segundo gol é de fazer a defesa ajoelhar no milho). O Figueirense estreou fora e apanhou feio: não viu a bola nos 3 x 0 para o Fluminense no Rio.

Em geral, o trio precisa aproveitar o alerta para planejar muito bem o reforço do elenco. Sem isso, não apostaria em grande coisa de nenhum deles.

Na Série B, o Joinville não teve chance de jogar, é bem verdade, pois acabou envolvido naquele circo de horrores. O Avaí começou exatamente da mesma forma que quase todos (eu entre eles) imaginavam: dando vexame. O time que perdeu o rumo na reta final da Série B do ano passado, fez um Estadual pífio e para piorar está sem dinheiro, já assusta o torcedor azurra. Duas derrotas para times medianos (América-RN e Bragantino, esta em casa) e a lanterna da competição. O sinal de alerta na Ressacada já deixou de ser amarelo faz tempo…

E tem ainda a Copa do Brasil, onde os 5 grandes do Estado também estão (dois deles estavam). Chape, Figueira e Avaí pegaram babas e fizeram a obrigação de passar (e o Figueira quase se complicou). Mas não chegam a empolgar ninguém. Pior fizeram Criciúma e Joinville. Esnobaram os adversários, para priorizar o momento no Estadual usaram times mistos no primeiro jogo, perderam, só que não deram conta do recado nos jogos em casa. Resultado, eliminação vergonhosa logo na primeira fase.

Ainda há muita bola para rolar em 2014. Com planejamento competente, os times de SC ainda podem virar esse começo desanimador nas competições nacionais. Mas será preciso se mexer. E logo.

Por Rodrigo Braga
Publicado originalmente em blogbragarodrigo.wordpress.com

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS