quarta-feira, 22 setembro 2021
InícioSegurançaO golpe dos falsos links

O golpe dos falsos links

Confira a orientação da Polícia Civil de Santa Catarina.

Os golpes utilizando links falsos permitem que criminosos virtuais acessem computadores e celulares instalando vírus e causando muitos prejuízos às vítimas. Se antes esse tipo de crime acontecia mais por e-mail, hoje os aplicativos de mensagens estão entre os preferidos para cometer os crimes.

Através de mensagens, eles dizem que a vítima se enquadrou para receber alguma promoção, sorteio ou auxílio emergencial. Então encaminham algum alerta dizendo que ocorreu uma operação indevida em sua conta.

Um link malicioso é enviado orientando qual link deve ser acessado para que a vítima receba o tal prêmio ou benefício e evite que a conta seja bloqueada. Ao clicar, ela é redirecionada para sites falsos de cadastros ou baixa aplicativos maliciosos, que tem o objetivo de obter informações pessoais.

Por isso sempre desconfie de links encaminhados via WhatsApp ou SMS. Na dúvida, entre em contato direto com os canais oficiais de comunicação dessa empresa.

Caso tenha feito alguns dos procedimentos, e está desconfiado de que foi alvo de um desses criminosos, informe o seu banco. Em seguida leve o seu celular para alguma assistência, onde irão verificar a existência de aplicativos maliciosos. As orientações foram divulgadas pela Polícia Civil de Santa Catarina.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS