Número de turistas que procuraram o CAT na Vila Germânica em julho cresce 58,2%

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Por Marina Melz

Volume até o dia 21 de julho já passava de 1,6 mil e é maior do que o mês inteiro de julho de 2015, quando foram 1.011 registros. Lojistas do complexo percebem aumento da movimentação.

Se as viagens mais longas estão comprometidas pelo momento atual da economia, quem gosta de conhecer novos lugares está aproveitando para visitar locais acessíveis de carro. Os números da Central de Atendimento ao Turista (CAT) da Vila Germânica são prova disso: até 21 de julho de 2016 foram registrados 1,6 mil turistas de veículo de passeio. O número é 58,2% maior do que o total registrado em julho de 2015. Esta é a segunda vez que o recorde é batido. A primeira foi em janeiro.

De acordo com a diretora executiva do Empório Vila Germânica, Vanessa Zanetti, os dias de maior movimentação são segundas, quartas e sextas-feiras. “Com esse aumento de visitação, investimos na contratação de um grupo de música alemã na última semana. De acordo com a pesquisa do CAT, a música é um dos aspectos elogiados”, comenta.

O presidente do Parque Vila Germânica, Ricardo Stodieck, destaca que os números são resultado de uma bem sucedida relação entre o poder público e a iniciativa privada. “As ações conjuntas de divulgação, de ampliação de calendário de eventos e, claro, de bom atendimento aos que nos visitam estão se fortalecendo e se refletindo nestes resultados”, diz.

No complexo turístico funcionam 22 pontos comerciais, abertos ao público ou não, que funcionam 365 dias por ano no local onde ocorre a Oktoberfest e o Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau (SC). Seis são do Parque Vila Germânica e o restante do Empório Vila Germânica.

 

Foto: Daniel Zimmermann
Foto: Daniel Zimmermann

 

Lojistas confirmam o bom momento

O sócio da Bier Vila, um dos restaurantes do complexo, Ulysses Kreutzfeld, comenta que a movimentação praticamente triplicou. “Percebemos um aumento de famílias e alunos da Escola Superior de Cerveja e Malte”, comenta. O prato mais vendido é o Eisbein, tradicional joelho de porco. “É um corte não usual da culinária brasileira, que desperta a curiosidade de quem visita a nossa região”, acrescenta o executivo.

Em relação ao perfil do visitante, o sócio do Empório São Jorge, Eduardo Evers, concorda. De acordo com ele, há uma melhora facilmente percebida em relação ao mesmo período de 2015. “O que os turistas mais levam neste momento é chocolates e biscoitos artesanais, produzidos aqui na região. Muitos comentam que querem uma lembrança que eles possam compartilhar com a família enquanto falam sobre a experiência de estar em Blumenau”, diz.