Número de domicílios em Blumenau aumentou 41% em 12 anos, aponta Censo 2022

População estimada é de 363.340 habitantes, mas os números ainda são preliminares e serão consolidados até maio.

Foto: Eraldo Schnaider [PMB]

Nesta segunda-feira (3/04/23), a Prefeitura de Blumenau recebeu os representantes do IBGE em Santa Catarina para a apresentação dos dados preliminares obtidos pelo Censo 2022. Com 8.519 domicílios ainda a serem recenseados no município, a estimativa é de uma população de 363.340 habitantes para Blumenau. No entanto, os números ainda serão consolidados até o dia 4 de maio e podem sofrer alterações.

A reunião contou com a participação da vice-prefeita Maria Regina Soar e secretários municipais, além do superintendente do IBGE em Santa Catarina, Roberto Kern Gomes, e o coordenador do censo na região do médio vale, Lion Giesel de Souza, e demais integrantes do instituto.

O levantamento também apontou que o número de domicílios em Blumenau aumentou em 41% nos últimos 12 anos, passando de 110 mil em 2010 para 155 mil em 2022. Entretanto, a média de ocupantes por domicílio diminuiu de 3 para 2,6 e a taxa de domicílios vagos aumentou para 11,6%.

De acordo com o coordenador do recenseamento em Blumenau, Lion Giesel de Souza, o aumento de domicílios vagos e a redução do número de moradores por domicílio podem explicar o número de habitantes abaixo da estimativa.

O último censo ocorreu em 2010 e as estimativas anuais foram feitas por um cálculo matemático. Como não houve contagem no meio da década por falta de recursos, e o novo censo foi atrasado em dois anos por conta da pandemia, é natural que haja uma diferença nos dados.

A Prefeitura de Blumenau aguarda a divulgação dos dados consolidados para projetar as políticas públicas a serem implementadas nos próximos anos. O secretário de Planejamento, Éder Boron, pede que os ocupantes das cerca de 8 mil residências que ainda não foram encontrados entrem em contato com o IBGE pelo telefone 137 até o final de abril.