Fotos: Marcelo Martins
Nesta terça-feira (12/11/19), o novo presidente do Observatório Social de Blumenau (Osblu) se reuniu com o controlador-geral do município, Rodrigo Jansen. O objetivo do advogado Christian Panini foi buscar informações sobre as obras em andamento na cidade, além de outros temas.
Participaram da reunião, representantes da entidade e das Secretarias de Obras (Semob) e de Gestão Governamental (Segg). Eles também trataram sobre a nova plataforma para gerenciamento interno das obras municipais, que está sendo utilizada como projeto piloto desde setembro deste ano. A ferramenta poderá dar mais celeridade e transparência na aplicação dos recursos públicos.
A Osblu mantém um agenda permanente de reuniões com diversos órgãos da prefeitura. Os encontros são liderados pelo Conselho Municipal de Transparência e Controle Social. O último de 2019 está agendado para o dia 26 de novembro.
Panini assume oficialmente em dezembro, o mandado de dois anos à frente da OSBLU, e representa a Sociedade Maçônica Regional (Somar). Ele sucede Jorge Lobe. O trabalho da entidade depende de voluntários que monitoram e analisam os gastos públicos.
Além de conhecimento nas diferentes áreas, eles precisam ter disponibilidade para esse trabalho de fiscalizar os recursos administrados pelo Executivo e Legislativo, principalmente as licitações e contratos.