Novo padrão de cheques no Brasil a partir de outubro de 2023

Banco Central adota mudanças para modernizar e garantir mais segurança nas transações.

Imagem: Agência Brasil

A partir do dia 2 de outubro de 2023, os cheques terão um novo padrão no Brasil. O Banco Central anunciou a medida com o objetivo de modernizar e garantir mais segurança no uso deste instrumento de pagamento. Entre as mudanças, destaca-se a transferência da regulação do modelo-padrão dos cheques para as instituições financeiras, o que dificultará a falsificação dos documentos.

Além disso, outra novidade é a possibilidade de uso do nome social nas folhas do talão de cheque, assim como já é permitido no Pix. Para isso, o usuário deve entrar em contato com o seu banco.

Embora o uso de cheques esteja em declínio no país, com uma redução de 97% em 27 anos, ainda há uma movimentação significativa pela modalidade. Em 2021, foram movimentados R$ 667 bilhões por meio de cheques, enquanto em 2022 esse valor foi de R$ 666 bilhões.

O Banco Central deixará de ser membro permanente do Grupo Consultivo para Assuntos de Compensação (Grupo Compe), passando a ter um papel de observador neste colegiado. Segundo o BC, essa modificação não implica em qualquer risco de descontinuidade às atividades do grupo, permitindo maior eficiência na atuação direta da autarquia nos assuntos que sejam de sua competência.