terça-feira, 18 maio 2021
InícioEconomiaNove pequenas usinas catarinenses vencem leilão da Aneel

Nove pequenas usinas catarinenses vencem leilão da Aneel

usinas-sc_d_26-9-16
PCH Barra do Rio Chapéu com capacidade de 15 MW. Ela fica localizada entre os municípios catarinenses de Rio Fortuna e Santa Rosa de Lima.

 

O 1º Leilão de Energia de Reserva de 2016 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) foi realizado na última sexta-feira (23/9/16). Das 30 usinas selecionadas no país, nove são catarinenses, cujos investimentos somam R$ 165 milhões.

“Santa Catarina liderou em número de projetos cadastrados e, cabe ressaltar, que oito desses empreendimentos são do programa SC+Energia, do Governo do Estado”, salientou o diretor de Desenvolvimento Econômico da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), João de Nadal.

Lançado há um ano, o SC+Energia – Programa Catarinense de Energias Limpas, estimula investimentos de energias renováveis, como Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs), além da energia eólica, solar e biomassa. Já foram cadastrados 77 projetos no programa, com produção de mais de três mil megawatts (MWs).

No leilão da Aneel foram contratadas 19 PCHs, com 164,4 MW de potência, e 11 CGHs, que vão gerar 15,9 MW. Além de Santa Catarina, foram contemplados Ceará, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo e Tocantins. As usinas terão que ser concluídas para entregar energia a partir de março de 2020.

Michelle Nunes, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável – SDS
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS